15.05.2019 Semana tem concertos do coro e orquestra da Camerata Antiqua

Dois concertos marcam a programação de música erudita nesta semana. O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba faz uma apresentação na Paróquia Imaculada Conceição, no Guabirotuba, nesta quinta-feira (16), às 20h, com entrada gratuita. Na sexta-feira e sábado (17 e 18), a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba realiza o concerto “Transfigurações Vienenses”, na Capela Santa Maria, com regência do maestro Márcio Steuernagel e participação do pianista Fábio Martino.
O Coro da Camerata estará sob a regência de Mara Campos, levando ao público da comunidade um repertório variado de obras brasileiras e estrangeiras, clássicas e contemporâneas. No programa, que conta com o acompanhamento da pianista Clenice Ortigara, os cantores apresentam obras barrocas de Henry Purcell (1659-1695), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Antonio Vivaldi (1678-1741) e Georg Friedrich Händel (1685-1759). Também estão no repertório canções de autores contemporâneos dos Estados Unidos Ola Gjeilo (1978), Paul Basler (1963), Christopher Tin (1976) e dos brasileiros Chico Buarque (1944) e Edu Lobo (1943), autores da canção “Sobre todas as coisas”.

Transfigurações – O concerto “Transfigurações Vienenses”, com a Orquestra de Câmara, tem um repertório exclusivo de obras escritas no círculo de Viena por compositores consagrados: Mahler, Mozart e Schoenberg. De Gustav Mahler (1860-1911) será apresentada a obra Adagietto da 5ª Sinfonia; de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), o Concerto para Piano Nº 14 em Mi Bemol Maior; e de Arnold Schoenberg (1874-1951), Noite Transfigurada Op.4 (versão para orquestra de cordas, 1943).
As três obras têm em comum o fato de serem apresentadas fora de seu contexto ou versão original: transcritas, adaptadas, emancipadas de seu contexto sinfônico, ou simplesmente executáveis com orquestra de cordas. “O concerto cria um jogo entre consistência e variedade, com as diferenças de estilos ou épocas de cada compositor. Revela faces diferentes, mas profundamente conectadas entre si, da tradição musical austro-germânica”, explica Márcio Steuernagel, maestro de Curitiba, atualmente residindo e estudando na Áustria.

Convidados - O maestro Márcio Steuernagel é regente titular da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná e professor de regência e composição na Escola de Música e Belas Artes do Paraná/Unespar. Atualmente reside na Áustria, onde é doutorando na Universidade de Música e Arte Performáticas de Graz. Com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, formada por instrumentistas da Camerata Antiqua, o maestro realizou a estreia brasileira das “Ramifications”, de György Ligeti (2015), e a estreia americana de “L’ideale lucente e le pagine rubate”, de Salvatore Sciarrino (2017), coroando a sua expertise na direção de música nova, com dezenas de estreias de compositores brasileiros e estrangeiros.
O pianista Fábio Martino teve sua formação em universidades do Brasil e Alemanha. É detentor de mais de 20 primeiros lugares em competições de piano. Em 2017 conquistou o 2º lugar no Prêmio Alemão de Pianistas e o 3º lugar no IV Concurso Internacional de Concertos para Piano e Orquestra de Schenzhen, na China.
Um dos pianistas mais requisitados da sua geração, Fabio Martino interpreta concertos para piano e orquestra de Prokofiev, Rachmaninov, Beethoven, Mozart, Schumann, Medtner, Bartók, entre outros. Também atua com importantes orquestras nacionais e internacionais como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica de Brasília, Petrobras Sinfônica, Filarmônica de Minas Gerais, Badische Staatskapelle, Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera, Orquestra Sinfônica de Berlim, Orquestra Filarmônica de Stuttgart, Orquestra Filarmônica de Duisburg e Orquestra Sinfônica de Shenzhen, entre outras.

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba – Regência Mara Campos
Local: Paróquia Imaculada Conceição (Guabirotuba) – R. Alcides Vieira Arcoverde, 244
Data e horário: 16 de maio (quinta-feira), às 20h

Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba