24.01.2011Semana inicia com shows e palestra na Oficina de Música

A Oficina de Música de Curitiba, que neste ano, em sua 29ª edição, tem o patrocínio da Petrobras, abre a última semana de atrações com uma programação diversificada. Nesta segunda-feira (24), às 15h, o Conservatório de MPB abriga o bate-papo musical entre Roberto Muggiati e Alice Ruiz, dois curitibanos conhecidos internacionalmente. Depois, às 19h, no Teatro SESC da Esquina, show do grupo Molungo. Para encerrar, apresentação do Coral Brasileirinho, no Teatro Guaíra (Auditório Salvador de Ferrante), às 21h.

O jornalista Roberto Muggiati - uma autoridade no que tange à difusão do jazz entre os brasileiros - vai entrevistar Alice Ruiz, no encontro denominado "Alice no País da Vanguarda", que aborda a produção dessa poeta e compositora que tem 19 livros publicados e mais de 50 músicas gravadas. Entre as parcerias musicais de Alice Ruiz estão nomes como Zeca Baleiro, Itamar Assumpção, João Suplicy, Alzira Espíndola, Arnaldo Antunes e Rogéria Holtz.

Atuando no jornalismo desde 1954, Muggiati trabalhou na BBC de Londres e foi editor das revistas Manchete, Fatos & Fotos e Veja, além de publicar diversos livros. Saxofonista, tem na música uma de suas paixões e costuma dizer que aprendeu com o jazz que "a vida não passa de uma grande improvisação".

Diversidade cultural - Um repertório que reúne samba, coco, maracatu, samba funk, xote e afoxé mostra a diversidade cultural do Brasil, no espetáculo do grupo Molungo. A pesquisa musical do grupo mescla ritmos brasileiros de raiz à música instrumental, com elementos da música erudita. Formado por Gui Handa, Iria Braga, Caio Guimarães, Luis Piazzetta, Cauê Menandro e Carlito Birolli, o Molungo conta com violões, contrabaixo elétrico, vocais e uma gama variada de percussões, sendo que os músicos se revezam nos instrumentos e nas vozes.

O grupo, que surgiu há três anos, é apontado como revelação no cenário musical da cidade, dedicando-se à produção de suas próprias composições. As letras destacam as belezas do Brasil, mas também falam de sentimentos como amor, saudade e tristeza, além de abordar assuntos atuais para estruturar uma crítica social. Na trajetória do grupo constam participações frequentes em mostras e festivais, conquistando um público numeroso. O Molungo lançou de maneira independente, em 2009, seu primeiro CD, com o mesmo nome do grupo.

Vida em família - A musicalidade do Coral Brasileirinho invade o Auditório Salvador de Ferrante, no Teatro Guaíra, com o show "Álbum de Família". Sob a direção de Milton Karam e Helena Bel, o coral interpreta canções populares que retratam o amor à primeira vista, o namoro, o casamento, os filhos, os dilemas e alegrias da vida em família.

O grupo curitibano, formado por 26 crianças com idades entre 8 e 13 anos, preparou uma performance musical para encantar a plateia. Pensando em um álbum de fotografias, o Brasileirinho cria uma história que pode ser comum a várias famílias. A criatividade marca o trabalho do coral, que tem o propósito de recriar a canção popular urbana brasileira, por meio de arranjos que valorizam o potencial cênico das composições.

Criado em outubro de 1993, o grupo canta e interpreta cenicamente os personagens das canções, utilizando adereços e cenários que emprestam mais vida e colorido ao espetáculo. No repertório do Brasileirinho, desenvolvido ao longo de sua existência, estão músicas que resgatam grandes compositores populares do passado, sem esquecer autores locais. O grupo acumula 12 espetáculos temáticos e lançou seu primeiro disco em 1996, além de ter participações em outros CDs.

Serviço:

29ª Oficina de Música de Curitiba - Fase MPB

Programação do dia 24 de janeiro de 2011 (segunda-feira):

15h - Bate-papo musical "Alice no País da Vanguarda", com Roberto Muggiati entrevistando Alice Ruiz

Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66)

Entrada franca

19h - Show do grupo Molungo

Local: Teatro SESC da Esquina

Ingresso: R$ 15 ou R$ 7,50 (com um quilo de alimento não perecível) e gratuito para alunos da Oficina de Música

21h - Show "Álbum de Família", com o Coral Brasileirinho

Local: Auditório Salvador de Ferrante - Teatro Guaíra

A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), com patrocínio da Petrobras.

Mais informações:

www.oficinademusica.org.br