10.06.2019Semana de Canto Coral traz espetáculos de 47 grupos corais

São 47 grupos corais e mais de mil pessoas previstas para soltar a voz no palco da Capela Santa Maria na Semana de Canto Coral. De terça-feira (11/6) a domingo (16/6), o evento reúne grupos de naturezas diversas – comunitários, universitários, religiosos e infantis em apresentações gratuitas.

A quarta edição da semana tem direção artística de Mara Campos e é promovida pelo Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Neste ano, a homenageada é a cravista e pianista Ingrid Seraphim, ícone da música na cidade.

Idealizadora e criadora do Coro e Orquestra da Camerata, assim como da Oficina de Música, Ingrid foi a escolhida em um ano excepcional, em que se comemora os 45 anos do grupo que fundou.

O prefeito Rafael Greca destaca o grande legado e importância da homenageada. “A nova edição deste evento, já consolidado no calendário das artes, se reveste de uma importância ainda maior", afirma. "Homenageamos nossa pianista e cravista Ingrid Seraphim, para mostrar o quanto lhe devemos em termos de pioneirismo e determinação”, diz Greca

Programação
Com seis grupos convidados a mais que na última edição, a semana conta com cerca de quatro coros por dia, unindo a música vocal de diversas vertentes na sede da Camerata Antiqua de Curitiba.

Os concertos do dia da abertura (11/6) ganham destaque dentro da programação. O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba abre a noite que conta ainda com o Coral Champagnat – PUCPR, o Grupo Vocal Only Vox e o Vocal Brasileirão.

Os grupos comunitários dos programas MusicaR e Nosso Canto também entram em evidência. Com integrantes advindos das dez regionais administrativas, os grupos devem apresentar obras de que conversem com todos os públicos. As apresentações estão divididas ao longa da semana.

“Os programas MusicaR e Nosso Canto são os frutos mais recentes do trabalho feito por Ingrid Seraphim”, afirma Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba. “São eles que fazem a cultura chegar à comunidade de forma descentralizada e democrática, por meio das regionais, formando uma nova geração de músicos de canto coral.”

Para Marino Galvão Jr, diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), a cidade já reconhecida pela excelência musical dos grupos eruditos e populares abre-se de forma efetiva para a mais agregadora das atividades musicais: o canto coral.

Apresentações para crianças
O diferencial nesta edição é a relevância dada às apresentações infantis e infantojuvenis. Para ampliar a oportunidade de o público infantil participar, serão dedicados dois horários específicos para os pequenos, no sábado (15/6) e domingo (16/6), às 14h.
Nesses dias, participam também as crianças do projeto de musicalização nos bairros, o Musicar. Veja aqui como está sendo a preparação.

Serviço: IV Semana de Canto Coral
CONCERTOS COROS JUVENIS E ADULTOS
Terça-feira (11/6), 20h – abertura
Coro da Camerata Antiqua de Curitiba (Mara Campos)