26.06.2017Semana de Canto Coral já é tradição em Curitiba

Trinta e três concertos, mais de mil coralistas, além de oficinas, assim foi a 2ª Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, na Capela Santa Maria Espaço Cultural que recebeu em 5 dias um público médio de mil e trezentas pessoas.
A Semana homenageou o maestro emérito e fundador da Camerata Antiqua de Curitiba, Roberto de Regina que regeu na noite de sábado (24), um coro de 400 vozes. Regina elogiou a Semana e falou da alegria em ver um evento de Canto Coral tão forte na cidade. “É um organismo que foi crescendo naturalmente, não só incentivado pelo prazer da música, pela qualidade da música, mas também pelo povo daqui que é muito musical e que preza tanto essas atividades, aqui as coisas acontecem”, elogia o maestro.
A Semana promovida pela Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural e pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), ofereceu aos coralistas cursos de regência, preparação vocal e didática. A organização é da regente do Coro da Camerata Antíqua de Curitiba, Mara Campos. “A proposta foi a de fomentar a troca de experiências e trazer novas técnicas para enriquecer o canto coral”, explica a regente.
Outro destaque na Semana foi o projeto Nosso Canto, que promove o canto coral com aulas gratuitas nos dez núcleos da Fundação Cultural, todos os alunos se reuniram em uma única apresentação, mostrando que o canto coral é único, o idelaizador do Nosso Canto, Eli Siliprandi falou sobre o trabalho que começou, em 1998, na Regional Boqueirão: “Para mim é uma realização imensa ver tanta gente reunida fazendo o mesmo tipo de música, com a mesma mentalidade, na mesma frequencia, na mesma sintonia, uma sonoridade incrível, estou regozijante”, disse Eli .
Para o diretor de Ação Cultural da FCC, Beto Lanza o Canto Coral já é um sucesso. “A tendência é que cresça a cada ano e seja mais intenso”, avalia o diretor.
Para o diretor do Icac, Marino Galvão Jr o canto coral é um movimento que cresce a cada dia. “O movimento está ganhando força e está usando a sua vocação de movimento agregador para colocar todo mundo no mesmo palco”, disse o diretor.

A Semana de Henrique de Curitiba (1934-2008)

Compositor descendente de poloneses, graduou-se em 1953, na Escola de Música e Belas aartes do Paraná (Embap).  Possuidor de numerosas obras como compositor neoclássico e tendo mais de 150 composições no gênero instrumental, vocal e de câmara, destacou-se como um dos principais compositores brasileiros de sua geração. Entre suas obras de maior destaque estão "Evocação das Montanhas", gravada por Milton Nascimento; "Serenata Noturna", com a Orquestra de Câmara dda Cidade de Curitiba, "Missa Breve", com o Coro de Câmara da UFG; "já Vem Primavera", madrigal gravado pelo Coral da Universidade de São Francisco, na Califórnia, USA. Além de obras editadas no Brasil e no Exterior.

A Semana encerrou com apresentações do Coro Itálico centro di Cultura Italiana, Vocal Brasileirão, Canarinhos de Campo Largo, Coral Champagnat e do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. No final, todos os coros apresentaram Agnus Dei (da Missa Dilígite), de Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993).

Autor: Comunicação Social

Fonte: Icac