26.08.2014Semana Cultural começa com animação da Banda Mais Bonita da Cidade

A Banda Mais Bonita da Cidade animou o público que lotou o auditório do Colégio Estadual do Paraná para o show "O mais feliz da vida". Foi uma das primeiras atrações da 2ª Semana Cultural da Rede Municipal da Educação, edição 2014, que começou nesta segunda-feira (25) e está oferecendo aos 18 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba 28.523 ingressos gratuitamente para 281 espetáculos em diferentes linguagens artísticas. A programação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Cultural de Curitiba, acontece em 46 espaços da cidade, até sexta-feira (30). A abertura oficial aconteceu nesta terça-feira (26), no Teatro Guaíra.

Os músicos da Banda Mais Bonita da Cidade fizeram o púbico cantar, deixando para trás o que poderia ter sido mais uma manhã de trabalho. Na plateia, o trio de educadoras do Centro Municipal de Educação Infantil Trindade – Katiana Ganho, Adriana Santos e Ivonete Bonfim – aproveitou as músicas e o talento da banda curitibana.

“É prazeroso de mais estar aqui e curtir um espetáculo diferente”, disse Katiana. Para a colega Adriana, o melhor da Semana Cultural é a possiblidade de ampliação de repertório. “Temos a oportunidade de assistirmos a bons shows e eventos e isso nos engrandece como pessoa”, disse a educadora.

"É emocionante ver a mobilização dos professores para assistir a espetáculos, em sua grande maioria de artistas locais. O projeto é uma forma de aproximar os professores da cultura da cidade e aproximar os artistas da população local", afirmou o presidente da FCC, Marcos Cordiolli.

Com 20 anos de rede municipal de ensino, a educadora Ivonete Bonfim acredita que por mais que seja direcionada aos profissionais, a Semana Cultural acaba servindo para melhorar a relação das educadoras com as crianças. “Cada participação em um espetáculo nos abre uma possibilidade de informações e inspirações para novas ações com as crianças”, disse Ivonete.

A Semana Cultural faz parte do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba. O evento integra as ações para a valorização dos servidores da educação e busca a ampliação do repertório cultural dos profissionais da educação e da cultura. A programação incluí shows de música, dança, teatro, oficinas de quadrinhos, entradas para exposições e outras manifestações artísticas.  A escolha dos espetáculos é de cada servidor.

Grupos da comunidade também participam dos eventos. As estudantes Laisa e Maisa Soares assistiram ao show e comemoraram. “Somos estudantes e não temos renda para acompanhar a todas as apresentações que gostaríamos. Esse projeto nos deu uma oportunidade riquíssima”, disse Laisa, que consegui lugar nas primeiras fileiras do auditório. “Conheci a banda há pouco tempo, gostei e estou feliz em acompanhar o show”, disse Maisa.

O repertório do show desta segunda-feira faz parte do segundo disco da banda curitibana, atração entre as mais procuradas na semana Cultural. Serão várias sessões ao longo da semana para um público de aproximadamente 4.500 pessoas.

EduCultura

A realização da Semana Cultural é uma das ações do projeto EduCultura, que em maio passado promoveu a primeira edição da Semana Cultural Literária, com a distribuição de 30 mil ingressos de eventos culturais que integraram a literatura às demais expressões culturais. O objetivo foi aproximar os profissionais da educação da produção literária local a partir da arte. Foram apresentadas rodas de leitura, debates literários, além de uma programação de que incluiu espetáculos de dança, teatro, música, cinema e circo a partir da temática literária.

Por meio do EduCultura, os profissionais da rede municipal de ensino são contemplados com a oferta de ingressos para shows e espetáculos. Desde que foi lançado, no ano passado, o projeto já ofereceu mais de 12 mil ingressos aos profissionais, além das programações das edições das Semanas Culturais. A primeira edição da Semana Cultural foi realizada em setembro do ano passado.

A oferta de cursos e oficinas culturais é outra ação do projeto, que registrou 510 participações. Em maio deste ano, a Prefeitura lançou o projeto Arte por Toda parte, estendendo aos 140 mil estudantes da rede à participação nos eventos culturais da cidade, por meio da oferta de ingressos.

Autor: SME

Fonte: SME | FCC