01.08.2014Sax e contrabaixo em sutilezas musicais no Conservatório de MPB de Curitiba

Sutileza musical, energia e improvisação integram o workshow do duo catarinense formado por Arnou de Melo (contrabaixo) e Gledison Zabote (saxofone), que acontece às 18h30 desta terça-feira (5), no Conservatório de MPB de Curitiba. O evento marca o lançamento do CD “Soprando Baixo”, no qual o duo registra repertório autoral, além de composições do pianista Rafael dos Santos e do baixista argentino Marcos Archetti. A entrada é franca.

No workshow – que é o espetáculo entremeado com palestras e demonstrações técnicas –, o duo utiliza o jazz como linguagem e revela as influências musicais de sua sonoridade. Ao explorar a espontaneidade, os instrumentistas instigam o ouvinte a imaginar o contexto harmônico e rítmico das obras. A singularidade da formação – baixo e sax – também é marca registrada da dupla criada em 2010, e que vem conquistando destaque no cenário artístico de Santa Catarina.

Arnou de Melo, veterano contrabaixista, compositor e produtor musical formado pelo Musicians Institute de Los Angeles (EUA), tem mais de 40 anos de carreira e atua no Brasil e no exterior. Já tocou com os músicos Luiz Meira, Cláudio Infante, Vinícius Dorin, Arismar do Espírito Santo, Cuca Teixeira, Jorginho do Trompete, Toninho Horta, Lupa Santiago, Victor Alcântara, Carlos Ezequiel, Guinha Ramirez, Alessandro Kramer, Robertinho Silva, Téo Lima, entre outros grandes nomes da música brasileira. Juntamente com os músicos catarinenses Ana Paula da Silva e Willian Goe, mais o brilhante pianista austríaco Martin Reiter, realizou concertos na Áustria e exibe no currículo o CD solo “Fantasia”, com peças e arranjos próprios.

Formado em Harmonia e Improvisação pelo Conservatório de Belas Artes de Joinville (SC), Gledison Zabote iniciou a carreira musical muito cedo, na bateria e no violão. Tempos depois descobriu o saxofone, estreitando a identificação com a música brasileira e o jazz. Atualmente integra os quartetos Dedo de Prosa e Enraizados e forma duo com o acordeonista Alex Reimann, além de dirigir a “Joinville Jazz Big Band”. Entre seus trabalhos de destaque constam apresentações ao lado de músicos como Vinicius Dorin, Heraldo do Monte, Bob Wyatt, Arismar do Espírito Santo, Jorginho do Trompete, Genil Castro, Gilberto de Syllos, Jefferson Lescowith, Sergio Coelho, Ana Paula da Silva e Martin Reuter.

A união musical de Arnou de Melo e Gledison Zabote possibilitou a criação do espetáculo “Soprando Baixo”, que batiza o CD e foi apresentado em turnês por Santa Catarina e Argentina. A intenção da dupla é dar ao jazz uma visão camerística, na execução de composições próprias e obras populares brasileiras. Com a eliminação de outros instrumentos ligados ao jazz, o público é levado a interagir com os músicos, completando a melodia e a harmonia das obras. Gledison Zabote e Arnou de Melo têm um trabalho incansável de produção, difusão e educação musical, contribuindo para a propagação da música brasileira, com a formação de plateias e de novos músicos.

Workshow com os músicos catarinenses Arnou de Melo (baixo) e Gledison Zabote (saxofone), que lançam o CD “Soprando Baixo”.
Data e horário: dia 5 de agosto de 2014 (terça-feira), às 18h30.
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico).
Entrada franca.