03.11.2014Sarau Popular abre espaço para artistas dos bairros

Artistas populares curitibanos contam com uma ação cultural itinerante para divulgar seus trabalhos. Os Saraus Populares – produzido pela Fundação Cultural de Curitiba nas regionais da cidade – começaram há cinco meses e estão conquistando um público composto por crianças, jovens, adultos e idosos que seguem acompanhando as edições pelos bairros. Os encontros informais tem se transformado em uma festa cultural, onde os escritores independentes com seus textos em formato poesia, conto, crônica, romance, autobiografia, etc. dividem o espaço com performances de circo, exposições de fotos e quadros, danças street, funk, cigana, de salão, shows musicais de rap, pop, mpb, póspunk, gospel, brega, sertanejo, caipira, instrumental… Na edição do Tatuquara houve participação especial de João Lopes (O Bicho do Paraná) e no Cajuru da dupla Willian & Renan – artistas reconhecidos na cena musical do estado.

Os Saraus Populares acontecem desde abril nas dez regionais – Cidade Industrial, Portão, Pinheirinho, Fazendinha, Boqueirão, Bairro Novo, Cajuru, Santa Felicidade, Boa Vista, Matriz e no bairro Tatuquara. Em setembro aconteceu no restaurante do Passeio Público uma edição especial em parceria com o projeto Um Poema em cada Árvore, fechando o 1º ciclo pela cidade toda, recomeçará em algumas regionais (08/11 – Rua da Cidadania Pinheirinho; 22/11 – Associação Asmozi na Cidade Industrial e 06/12 – Rua da Cidadania Bairro Novo) e se extende até 20 de dezembro, onde uma noite especial no Teatro Paiol fechará o ano com vários artistas convidados de vários pontos da cidade por onde o sarau percorreu.

Mais de 700 pessoas participaram dos encontros. Para Getulio Guerra, coordenador de Ação Cultural da FCC, os saraus tem relevado a força e a popularidade dos artistas em suas comunidades. “Muitos nunca tinham mostrado seus textos em público. Hoje vão a todos os encontros e se integram ao movimento que tem tido alguns desdobramentos interessantes de vínculo entre os participantes, como coletivos de escritores que lançam e/ou distribuem juntos seus livros, independentes do conceito e percentual de editores.”

"Há tempos buscava um espaço, efetivamente popular, onde pudesse participar e levar meus filhos para experimentarem poemas livres, de poetas livres. Após um caminho percorrido por outras iniciativas culturais, encontrei o Sarau Popular bem no início do projeto. Me identifiquei na hora com a metodologia e a sistemática utilizada, pois é muito simples de explicar: um fala, todos escutam e depois aplaudem. No final todos falaram, escutaram e foram aplaudidos. Primeiro incentivei minha filha adolescente a apresentar um poema e depois foi a minha vez de apresentar os meus poemas. Reuni meus textos, escrevi poemas e crônicas novas, retomei meu romance. Não parei mais de escrever. Para mim o Sarau Popular foi como o óleo que você passa numa engrenagem para ela funcionar com perfeição. É mais uma daquelas coisas da vida que me faz ficar na dúvida: amo ou cuido? Se cuidar não amo, se amar não cuido direito.” – Jose Domingos é escritor e mora na Vila Lindóia.

Após alguns Saraus Populares, surgiu a ideia de intensificar a divulgação dos escritores populares. Nasceu o coletivo Escritibas na Rua, que se organizaram e obtiveram da Prefeitura de Curitiba autorização para manter uma barraca na Boca Maldita (aos sábados) e na Feira do Largo da Ordem (aos domingos), para expor e vender suas produções independentes. “Temos algumas histórias emocionantes nesses poucos meses de Sarau: poeta depressiva que melhorou depois do convite pra participar, menina de 13 anos que estreiou recitando e depois também trouxe seu pai que também escreve e nunca tinha exposto seus textos, escritor que estava com um romance parado e se inspirou pra finalizar e publicar… Proporcionar esse espaço a quem nunca teve acesso é algo muito emocionante e me deixa muito feliz. Trabalho há 22 anos na FCC e é a primeira vez que acontece uma oportunidade popular como essa, criada diretamente pela casa!”  diz Luiz Carlos Brizola, poeta, apresentador do Sarau Popular e um dos “escritibas”.

Mais imagens, vídeos e informações no link www.facebook.com/saraupopularcuritiba.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC