01.02.2013Santo guerreiro está no enredo da Realeza

“Nasci carnavalesco. Antes, achava que tinha nascido no lugar errado, agora sei que não”, diz Felipe Guerra, um dos três carnavalescos do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Acadêmicos da Realeza, cujo enredo este ano é “Salve Jorge, o Santo Guerreiro”. Arquiteto e designer de joias, o curitibano de 30 anos é o encarregado pelas alegorias. “Tinha um preconceito bobo quanto ao Carnaval de Curitiba e de repente, chamado a participar, me vi no meio de uma grande estrutura, de famílias de várias escolas, que estão há 50 anos desfilando no peito e na raça”, conta. Ano passado ele trabalhou com a Realeza, cujo convite aceitou com uma condição: só entraria na história se fosse para fazer a diferença.

Guerra explica as alegorias do enredo, que é um sonho antigo do fundador da escola, o carioca Fernando Lamarão, falecido em novembro último e que será homenageado no desfile. “O primeiro carro fala da Lua e da Capadócia, origem de Jorge, o guerreiro, conde e cruzado. O segundo é o carro das Maldades”, brinca Felipe, com a lenda do dragão e da princesa e a intolerância do imperador Diocleciano; o terceiro fala do misticismo e da fé, demonstra o sincretismo religioso brasileiro do qual Curitiba não escapa e o desfile acaba com uma grande procissão, um abadá representando terreiros de umbanda “como se fosse um bloco de Salvador”, compara.

Ele dedica duas horas por semana, o ano todo, para colocar no papel o enredo. O trabalho de todos é totalmente voluntário: o ferreiro cede tempo e ferramentas, o marceneiro idem, as costureiras também e assim por diante. “O que a gente gasta é com material”, explica Guerra.

Enquanto observa a chegada de famílias inteiras para o ensaio da Realeza na Arena Mercês (antigo Vasquinho), no bairro Bom Retiro, na última terça-feira (29), Felipe aponta o samba que Curitiba tem, com pessoas lindas, de todas as cores, de todos os credos. “Não acredito que haja outra festa em Curitiba que reúna do médico ao gari”, diz.

Márcio Marins, o carnavalesco de fantasias da Realeza, é fisioterapeuta de formação, cenógrafo e figurinista de profissão. Carioca, de 40 anos, foi “adotado” por Curitiba há oito anos. Na Realeza está pelo segundo ano. “Desde sempre estive com as escolas de samba, articulando para que o Carnaval de Curitiba não morresse e por entender que a cultura popular tem que ser valorizada como qualquer contracultura”, diz.

Márcio foi o grande pesquisador do enredo. Levou três meses levantando dados e orienta a ópera popular que vai colocar na avenida a história do santo “do qual quase todo mundo tem uma imagem em casa”. Ou a planta espada-de-são-jorge, aliás, bem viva e presente na entrada externa da Arena Mercês, como a proteger quem entra.

A pessoa mais cumprimentada ao entrar no ensaio é Marlene Monte Carmelo, verdadeira enciclopédia do Carnaval de Curitiba, do qual participa desde 1972. Sua primeira escola foi a D. Pedro II, depois Mocidade Azul. “A Realeza veio da Mocidade”, diz ela, que já participou praticamente de todas as escolas e se lembra de grandes carnavais. “Havia mais escolas e com mais participantes, de 800 a 1.200 em cada. A cidade aumentou, mas o número de componentes diminuiu”, constata. “Nós, carnavalescos, estamos lutando para não deixar Curitiba de fora do Carnaval do Brasil”, uma festa que o mundo inteiro reconhece, que é um dos sinônimos do país.

Saiba mais sobre o Carnaval 2013 de Curitiba:
Curitiba tem carnaval? Tem sim, senhor
Regionais promovem bailes pré-carnavalescos
Bloco Garibaldis e Sacis vai ao Sítio Cercado
Leões da Mocidade faz homenagem a Helena Kolody
Experiência do carnaval carioca na quadra da Mocidade
Garibaldis e Sacis fazem festa no Sítio Cercado
Curitiba oferece várias opções para quem quer cair na folia
A receita do samba da rainha
Mostra na Cinemateca reúne filmes de zumbis e de terror, durante o Carnaval curitibano
Embaixadores da Alegria comemora 65 anos
Diversão segura para os foliões do carnaval de Curitiba
FAS promove Baile de Carnaval dos Idosos de Curitiba
Zombie Walk sai no domingo com apoio da Prefeitura
Desfile das escolas de samba de Curitiba será neste sábado
Baile dos Idosos dá início ao Carnaval de Curitiba
Blocos abrem o desfile na Cândido de Abreu
Alegria garantida nos bailes de carnaval do Bairro Novo
Rancho das Flores e escolas de samba fazem a festa na Avenida Cândido de Abreu
Mesmo com chuva, Zombie Walk reúne milhares de participantes
Prefeito participa do carnaval de Curitiba
Escola Acadêmicos da Realeza é bicampeã do Carnaval de Curitiba
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Compartilhe:

imprimir voltar