10.02.2011Samba e literatura na agenda de domingo

Lazer e cultura marcam a programação preparada pela Fundação Cultural de Curitiba para o fim de semana, com música e atividades literárias em espaços urbanos. Neste domingo (13), às 15h30, o Parque Barigüi sedia mais uma edição do programa Música nos Parques, com a apresentação do Grupo Serenô, enquanto o Parque São Lourenço recebe o Biblioparque, posto móvel de empréstimo gratuito de livros, que atenderá das 10h às 18h. Em caso de chuva, o equipamento não poderá funcionar.

Um mergulho no universo do samba de raiz é a proposta do Grupo Serenô, que interpreta composições próprias como resultado de intenso trabalho de pesquisa sonora por todo o Brasil. Roseane Santos (voz e percussão), Marco Filgueiras (cavaco), Eduardo Gomide (voz e violão), Gustavo Proença (voz e percussão), Raphael Araújo (percussão) e Manchinha (gaita ponto) mostram que o samba nunca deixou de ser lamento, celebração dos amores e das dores, das alegrias e das saudades, além de revelar a existência do samba paranaense.

Com três anos de atuação no cenário musical curitibano, o Grupo Serenô une sonoridades vindas das chulas e modas de viola, do maracatu e das cirandas, do samba de roda e do samba de partido, até chegar à forma urbana de fazer samba. O show do grupo, neste domingo (13), integra o programa Música nos Parques, que seleciona as atrações por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura com o objetivo de proporcionar lazer e diversão gratuita a milhares de curitibanos.

Leitura - Atividades literárias também integram as opções deste domingo (13), com o Biblioparque atendendo no Parque São Lourenço, das 10h às 18h. O equipamento, que foi inaugurado em outubro do ano passado, numa parceria entre a Fundação Cultural e a Vivo, permite que os frequentadores dos parques emprestem livros gratuitamente, mediante apresentação de um documento. Ele é itinerante e conta com uma estrutura especial para proteger uma estante de títulos atuais da literatura brasileira e estrangeira, além de acomodar mesas, cadeiras e pufs. O Biblioparque integra o programa Curitiba Lê, desenvolvido pela Prefeitura para incentivar o hábito da leitura entre os curitibanos.

Música nos Parques

Show do Grupo Serenô

Local: Parque Barigüi

Data e horário: 13 de fevereiro de 2011 (domingo), às 15h30

Entrada franca

Biblioparque

Local: Parque São Lourenço

Data e horário: 13 de fevereiro de 2011 (domingo), das 10h às 18h

*Se estiver chovendo, o Biblioparque não poderá ser montado.