13.04.2020“Sujeitos dançantes” reúne série de entrevistas com artistas da dança

A Casa Hoffmann – Centros de Estudos do Movimento apresentará na página da Fundação Cultural de Curitiba no Facebook, a partir desta semana, uma série de entrevistas com artistas paranaenses da dança. As entrevistas fazem parte do projeto “Sujeitos Dançantes”, realizado entre 2012 e 2013 pela coreógrafa e professora Gladis dos Santos.

“Foi um projeto muito bacana, com um conteúdo excelente, que estimula as pessoas a dançar, a coreografar e a conhecer o mundo da dança”, diz a coordenadora desta linguagem artística na Fundação Cultural de Curitiba, Carmen Jorge.

“O que te move a mover”? A partir dessa pergunta, Gladis entrevistou 19 artistas de Curitiba que falaram sobre suas experiências artísticas, suas pesquisas e seus modos de criar. Foram entrevistados os bailarinos e coreógrafos Ricardo Marinelli, Alessandra Lange, Cinthia Kunifas, Rosemeri Rocha, Marila Velloso, Luciana Navarro, Cristiane Wosniak, Michelle Moura, Neto Machado, Elisabeth Finger, Andrea Sério, Elaine de Markondes, Ronie Rodrigues, Mônica Infante, Renata Roel, Juliana Alves, Cintia Nápoli, Juliana Adur e Deferson Melo.

O projeto, além de mapear artistas e pesquisadores em Curitiba, fomentou uma discussão sobre os processos de criação. “Foi um grande presente conhecer e aprender com cada artista e, assim, contar como desenvolvem suas lógicas, seus modos particulares de levantar questões e hipóteses, inventam os procedimentos e metodologias, articulam contextos”, diz Gladis.

Na avaliação de Carmen Jorge, o projeto traça um panorama rico e diversificado da dança em Curitiba, por isso merece ser revisto. As entrevistas começam a ser publicadas no Facebook da FCC na próxima terça-feira (14). As primeiras entrevistas serão com as artistas Mônica Infante e Michelle Moura.

O projeto

“Sujeitos Dançantes” foi um projeto de extensão realizado pelo Curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR em parceria com o Colégio Nossa Senhora Medianeira e a Entretantas Conexão em Dança. Teve como inspiração o projeto de entrevistas em vídeo chamado “Sujeitos Leitores”, desenvolvido pelo escritor e tradutor Cezar Tridapalli no contexto da criação literária.

Coordenação: Gladis dos Santos e Cezar Tridapalli
Organização: Gladis dos Santos, Mabile Borsatto e Ludmila Aguiar
Pesquisa e produção: Mabile Borsatto, Ludmila Veloso, Bruno Oliveira, Giovanni Scotton, Isys Caldas, Amelu Nunes, Gabriela D Angelis
Edição: Ulisses Candal, Cezar Tridapalli e Gladis Tridapalli