30.04.2013Roda de Leitura leva contos de Clóvis Severo para a CIC

Nesta sexta-feira (3), às 15h30, o Núcleo da Fundação Cultural de Curitiba na CIC – Cidade Industrial de Curitiba recebe o escritor e dramaturgo Clóvis Severo Brudzinski para uma Roda de Leitura de seu mais recente livro de contos, “Passagem do Aqueronte”, lançado no ano passado. A obra é uma coletânea de 11 contos que passeiam por universos oníricos do autor. No livro, Brudzinski apresenta “paisagens mentais” que convidam a uma reflexão sobre o que é essencial e transitório na vida. A entrada é franca.

Bosques míticos, cidades em ruínas, calabouços infernais, praias de areias brancas, catedrais, cemitérios à beira mar, bunkers, sol da Galileia, jardins metafísicos povoam os contos, numa disputa entre sonhos e realidade, da qual sai vencedor o leitor. Com o vocábulo mitológico Aqueronte no título, não poderia ser diferente. O nome do rio, que fica na região noroeste da Grécia, pode ser traduzido como "rio do infortúnio". Acreditava-se que fosse um afluente do rio Styx, localizado no mundo dos mortos. E no “Inferno de Dante”, o rio Aqueronte é o que forma fronteira com o Inferno.

A apresentação da obra é mais uma edição das Rodas de Leitura integrantes do Curitiba Lê, programa literário da Fundação Cultural de Curitiba que acaba de completar três anos de atividades, e que ganhou reconhecimento internacional ao ser incluído na Cátedra Unesco de Leitura, em 2012.

O autor – Severo graduou-se em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná e especializou-se em Gestão Pública pela PUC-PR. Desde 2005 atua na coordenação de teatro da Fundação Cultural de Curitiba e é autor dos livros “Os amores e mortes de Gustavo Carbel” (2005) e “Líricas” (2008).

Serviço:
Roda de Leitura com Clóvis Severo Brudzinski, que apresenta sua obra “Passagem do Aqueronte”.
Dia e horário: dia 3 de maio de 2013 (sexta-feira), às 15h30.
Local: Núcleo Regional da Fundação Cultural de Curitiba na CIC – Cidade Industrial de Curitiba (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 – CIC).
Entrada franca.

Autor: Assessoria de Imprensa/FCC