28.06.2013 Ritual indígena é tema de filme em exibição no Cine Guarani

O Cine Guarani (Portão Cultural) coloca em cartaz o filme As Hiper Mulheres, documentário brasileiro de 2012, fruto do trabalho de pesquisa de quase uma década sobre o Jamurikumalu, maior ritual indígena feminino do Alto Xingu (MT). As sessões acontecem de terça-feira a domingo, às 18h e às 20h. Antecedendo a exibição do documentário, o público tem a oportunidade de apreciar o curta-metragem Ovos de dinossauro na sala de estar (2011), do paranaense Rafael Urban, sobre a alemã Ragnhild Borgomanero, de 77 anos, que estudou fotografia digital e fez cursos de Photoshop e Premiere para manter viva a memória de seu falecido esposo, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina.

Dirigido pelo antropólogo e cineasta Carlos Fausto, pelo documentarista Leonardo Sette e pelo curta-metragista índigena Takumã Kuikuro, As Hiper Mulheres mostra a cerimônia realizada pelas índias, quando os homens da tribo saem para pescar. Segundo a lenda, eles podem se tornar monstros selvagens. Por essa razão, os cânticos – muitos deles eróticos ou em tom de galhofa – são entoados por elas para que os homens voltem à tribo como a deixaram.

O filme começa com o pedido de um tio a seu sobrinho para que realize o ritual. O velho índio justifica a necessidade do Jamurikumalu pela iminente morte da esposa idosa – uma das poucas mulheres do grupo que sabe os cantos necessários à cerimônia –, para que ela possa cantar uma última vez. A história ganha dramaticidade imprevista pelo fato de a outra índia que conhece as canções também estar gravemente enferma.
Além de Takumã Kuikuro, dezenas de outros índios trabalharam na produção, operando câmeras e encenando os trâmites que envolvem a realização do rito musical feminino. O resultado é um filme que chama a atenção pela completa disposição de seus personagens em se entregar à proposta cinematográfica.

Serviço:
Exibição do documentário As Hiper Mulheres (BR, 2012 – 80’), com direção de Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro. Antes do filme, apresentação do curta-metragem Ovos de dinossauro na sala de estar (BR/PR, 2011 – 12’ – documentário – digital), com direção de Rafael Urban.
Local: Cine Guarani (Portão Cultural – Av. República Argentina, 3.430 – Portão – telefone: 41 3345-4051).
Data e horários: de 28 de junho a 4 de julho de 2013, com sessões às 18h e às 20h.
Classificação: 10 anos.
Ingressos: R$ 5 (inteira) R$ 2,50 (meia-entrada) e R$ 1(aos domingos).
O acesso ao Cine Guarani, a partir das 19h, é feito pela portaria do estacionamento.