31.07.2013 “Improviso de dança e música” é atração da Casa Hoffmann para o final de semana

A Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento recebe neste domingo (4), das 10h às 13h, o evento Improviso de dança e música. A atividade é gratuita e será aberta para toda a população que pode se juntar à roda, improvisar seu número e trocar experiências relacionadas a estas linguagens. A proposta é fruto da parceria entre o UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP e a SummuS Contato e Improvisação, com a apoio Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Segundo Yiuki Doi, um dos fundadores do SummuS e organizadores do Improviso, o evento significa um enriquecimento cultural para a cidade. “O Improviso é uma maneira de romper as barreiras entre os diversos gêneros da dança (clássico, folclórico, contemporâneo entre outros), e fazer desta uma atividade acessível a todos”, diz Yiuki. Ele reforça a ideia de que Curitiba precisa de mais espaços que façam circular estas atividades, para que a dança não fique restrita apenas a instituições especializadas e às academias particulares.

A Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento é a unidade da Fundação Cultural de Curitiba responsável pela promoção das estéticas do movimento. É um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e coreógrafos. O imóvel, construído em 1890 e catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e abriga o Centro de Estudos do Movimento desde 23 de março de 2003.

Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da Faculdade de Artes do Paraná – Foi criado em 1987, pertencendo ao Curso Superior de Dança da Fundação Teatro Guaíra em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Desvinculado desta instituição em 1994, foi integrado a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), desde então, o grupo passou a se chamar Grupo de Dança da Faculdade de Artes do Paraná, que desde 2000, está sob a direção da professora e coreógrafa Rosemeri Rocha.

SummuS Contato Improvisação – Núcleo de pesquisa e difusão que se interessa em proporcionar um ambiente de investigação, criação e vivências corporais dentro da linguagem da dança em Curitiba. Foi fundado em abril de 2010 por Yiuki Doi e Marina Scandolara e possui a sede no Vila Arte Espaço de Dança.

Autor: Assessoria de imprensa da FCC