21.01.2013Resultado do Mecenato Não Iniciantes sai na primeira quinzena de fevereiro

A Fundação Cultural de Curitiba prevê a divulgação da convocação para a segunda fase do edital do Mecenato Subsidiado – categoria Não Iniciantes para a primeira quinzena de fevereiro. Os projetos inscritos no edital referente à categoria Iniciantes já foram julgados e o procedimento encontra-se em fase final, estando o resultado previsto para as próximas semanas.

Estão inscritos na categoria Não Iniciantes 646 propostas nas áreas de música, artes cênicas, artes visuais, literatura, audiovisual, patrimônio histórico, artístico e cultural, folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais. De acordo com a diretora de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Maria Hladczuk, uma das razões para a divulgação dos resultados dos editais lançados em 2011 ocorrer somente nas próximas semanas foi a ampliação de prazos em algumas etapas do processo, no ano passado.

Quando o edital foi lançado, no final de 2011, as inscrições foram prorrogadas por mais 30 dias a pedido da classe artística. Além disso, em função do término do mandato dos membros da comissão de análise, houve a constituição de uma nova comissão no decorrer dos julgamentos. Assim, a comissão anterior julgou os processos do edital da categoria Iniciantes, ficando para a nova comissão o julgamento dos projetos do edital de Não Iniciantes.

A formação da nova comissão também demorou mais tempo do que o previsto, tendo a Fundação Cultural que aguardar a indicação e a formalização de representantes pelas entidades cadastradas e habilitadas. “Apesar de termos lançado o edital de cadastramento de entidades para indicação dos membros do segmento artístico-cultural com antecedência, houve demora na indicação pelas entidades culturais. Mesmo quando houve a formalização de representantes para compor as subcomissões, por meio do Fórum das Entidades Culturais, algumas áreas não tinham indicado seus representantes”, afirma Ana Maria.

A diretora de Incentivo à Cultura esclarece também que a troca de comissão gera uma adaptação dos novos membros aos procedimentos. “Dar a dinâmica ao trabalho de análise demanda um certo tempo. Na subcomissão de música, por exemplo, todos os componentes são novos e, além de conhecer o processo, devem implementar um novo ritmo de trabalho para o grupo. Lembro que esta é a área que mais tem projetos para serem avaliados”, explica.

Os projetos aprovados terão disponível para captação em 2013, mediante renúncia fiscal dos incentivadores, o valor total de R$ 10,4 milhões.

Autor: Imprensa/FCC

Fonte: Fundação Cultural