25.05.2015Restauro da Santa Casa foi um presente para a cidade, diz Cordiolli

Depois de aproximadamente sete anos de trabalhos, a restauração do prédio histórico da Santa Casa de Curitiba foi entregue na última sexta-feira (22), numa solenidade que contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet e do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli. O restauro foi feito por meio da Lei Rouanet, tendo como incentivadores pessoas físicas e empresas. O investimento foi de R$ 6 milhões.

O presidente da Fundação Cultural destacou a participação ativa do Grupo Marista no desenvolvimento da cultura. Ele lembrou que recentemente o grupo presenteou a cidade com a reconstrução da Casa Estrela (exemplar histórico representativo da arquitetura de madeira) e o lançamento da Digital Arena, um dos espaços tecnológicos mais modernos, para uso pedagógico e cultural, localizado no campus da PUC-PR.

“Num país com dificuldades para reconhecer e cuidar do seu patrimônio, Curitiba tem encontrado soluções e avançado na recuperação da sua história. A Santa Casa tem uma relação viva com a cidade. Não é apenas um edifício, mas um local que abriga uma série de saberes e de modus operandi. Foi mais um grande presente para Curitiba”, disse Cordiolli.

As obras de restauração foram feitas sem que houvesse a paralisação das atividades do hospital, o que, segundo o arquiteto Cláudio Maiolino, foi uma das maiores dificuldades. Mas à medida que os trabalhos foram sendo realizados, foi se descobrindo muito da história do seu funcionamento. Foi encontrado, por exemplo, escondido atrás de um armário, um elevador de madeira, com toda a sua engrenagem intacta, utilizado para transportar macas e pacientes de um andar para o outro, entre o antigo centro cirúrgico e as enfermarias. “De certa forma, o edifício mostra como a Medicina era exercida no século XIX”, afirmou Maiolino.