04.04.2018Repente e Cordel são temas de palestra gratuita no Conservatório de MPB de Curitiba

O cantor, poeta, compositor, violeiro e repentista, Oliveira de Panelas ministra palestra “Repente e Cordel”, no Conservatório de MPB de Curitiba. O curso gratuito acontece na segunda-feira (9/4), às 19h30. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: anacardoso@fcc.curitiba.pr.gov.br
Ainda em Curitiba, onde o artista está ausente há 30 anos, Oliveira se apresenta na terça-feira (10/4), às 20h, na Caixa Cultural. O show que está dentro da temporada Série Solo Música, será um reencontro do artista com a cidade.
O repente caracteriza-se pela poesia de improviso e uso de rima e métrica. O folclorista Luís da Câmara Cascudo relacionava o gênero ao canto Amebeu, dos pastores da Grécia Antiga. Mas a relação mais aproximada dos cantadores nordestinos é com os trovadores franceses do período medieval, que floresceu em Portugal no século XII. Publicado, o repente torna-se literatura de cordel.
Os temas mais frequentes são o amor impossível, a defesa da natureza, o elogio personalidades que tiveram atos de bravura e a crítica política. Oliveira de Panelas segue esta tradição, mas com um diferencial: é grande cantor, chamado muitas vezes de “O Pavarotti do sertão”. O escritor Ariano Suassuna o descrevia como grande violeiro, grande improvisador “e ainda por cima um magistral ator, já que se expressa muito bem com os olhos”.
O repertório do show no Solo traz músicas políticas como “Esses discos voadores me preocupam demais” e “Do terceiro milênio para frente”, que defendem a natureza, como “Farmácia do futuro” e de forte espiritualidade como “Amor cósmico”. Oliveira também fará improvisos, declamações e contará pequenas e engraçadas histórias. E cantará uma música inédita: “Ferro e flor”, composta em parceria com um amigo de infância: o compositor, escritor e advogado tributarista José Alexandre Saraiva, que também é natural de Panelas e reside em Curitiba há mais de três décadas.

Serviço:
Workshop “Repente e Cordel” Oliveira de Panelas
Data: segunda-feira, dia 9 de abril
Horário: 19h
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66)
Telefone: 3321-3315
Inscrições: anacardoso@fcc.curitiba.pr.gov.br
Entrada franca

Show Série Solo Música
Data: 10 de abril
Horário: 20 horas
Local: Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280)
Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Informações pelo telefone: 2118-5111
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar