26.04.2017Regional Cajuru tem cursos para todas as idades

Não importa a idade, o que vale é o talento, ou melhor, a vontade de aprender. A afirmação é do músico e professor Luiz Sérgio Della Roveri, ele dá aulas de violino na Rua da Cidadania Cajuru. “Dou aula para crianças a partir de 04 anos e meu aluno mais velho tem 90. Muita gente pensa que depois dos 40 anos não tem mais vida, não é verdade, tem muito que viver e aprender”. Rita Gomes dos Santos (60) é uma das alunas do curso de violino. Ela conta que no começo foi difícil, mas não se arrepende da escolha. “Distrai a cabeça, me traz felicidade”. A escolha pelo violino surpreendeu os pais da pequena Lara Juski dos Santos (6), conta a professora Delane Juski, mãe da Lara. “A gente não esperava que ela tivesse essa iniciativa, há dois anos ela pede para aprender violino”. E ela tece argumentos para convencer os pais. “eu gosto muito do som dele, acho bonito e bem fino”.
Na outra sala, o ritmo não é o clássico, mas o contemporâneo, a aula é de jazz e também, há espaço para crianças e adultos, explica a professora Jocilene de Lara: “O jazz trabalha coluna, perna, quadril, o corpo inteiro. A gente dança, treina os movimentos e no final da aula, faço uma coreografia com os movimentos que o corpo entendeu, para elas dançarem”.
A dona e casa, Vanessa Linda Dias acompanha a filha Françoise Marie Dias Chatagnier nas aulas de jazz e violão. “Ela gosta de dança, de música, a escolha foi dela e as aulas perto de casa com preço acessível, ficou ótimo”.
As Danças Circulares também são ensinadas na Regional Cajuru pela professora Jocilene. “Nessa turma tenho alunas de 05 a 80 anos. A maioria vem por recomendação médica, para tratar a depressão. A aula faz o corpo todo trabalhar. Vai para a direita, vai para a esquerda, vai para frente, vai para trás. Tem que contar o tempo todo. Isso ajuda a pensar, diverte e distrai a cabeça”.
E para quem gosta do silêncio a opção são as aulas de desenho e pintura. A professora Tânia Maria dos Santos, há 5 anos dá aulas de desenho artístico e aulas de desenho preparatório para a prévia do vestibular de Arquitetura, Design de Moda, Desenho Industrial. “Eu acho incrível, sensacional, dou aula aqui na Regional Cajuru e no Centro de Criatividade de Curitiba, no Parque São Lourenço, são dois pontos distantes, com clientela diferenciada, mas em ambos a gente vê a satisfação das pessoas em fazer arte, conversar sobre arte. Eu fico bastante gratificada, tenho uma clientela ansiosa por se expressar”. As aulas são para adultos e crianças e as técnicas ensinadas são muitas, uma delas é o desenho em carvão. “O carvão é um material bem macio. Permite ao aluno fazer traços mais longos, mais soltos. É um exercício para soltar o braço. Ajuda a perder a timidez e a dependência da borracha”, explica.
A estudante Nicole Daniele de Freitas (13), é uma das alunas da professora Tânia. Ela desenha desde criança e viu no curso oferecido pela Fundação Cultural, a oportunidade para aperfeiçoar os traços. “Resolvi sair da frente do computador e fazer algo diferente. Estou aqui há dois meses, aprendendo muito. Já sei fazer luz e sombra”, comemora.
Aline Hirano tem 9 anos, ela sempre quis desenhar. “Desde pequeninha eu tentava desenhar e não conseguia. Agora consigo desenhar direito porque estou fazendo o curso. Já desenhei luz e sombra, formas geométricas, aprendi a diferença entre a sombra de um cubo e de uma forma redonda”, comemora.
Os cursos são oferecidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Se você gosta de dança, teatro, desenho, pintura, ou música. A Regional Cajuru tem cursos de violão, viola caipira, guitarra e baixo elétrico, bateria, violino, teclado, técnica vocal e prática canto de coral, capoeira, desenho artístico, pintura em tela, jazz, yoga, dança circular, dança urbana (street dance e hip hop), teatro e prática de banda. Descubra o seu talento, procure o núcleo da Fundação Cultural, na Regional Cajuru e informe-se sobre o número de vagas e o valor do curso. Para se inscrever, leve um documento pessoal e comprovante de endereço atualizado, menores devem fazer a inscrição acompanhados dos pais ou responsável.

Serviço:
Fundação Cultural de Curitiba