28.08.2018Rede Sol faz 21 anos com homenagem a voluntários que levam alegria por onde passam

O clima de solidariedade marcou a tarde desta terça-feira (28/08), Dia Nacional do Voluntariado, quando o prefeito Rafael Greca recebeu os artistas voluntários que participam do Programa Rede Sol. A cerimônia ocorreu no Salão Brasil da Prefeitura e contou com uma homenagem também à primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, idealizadora do programa criado em 1997, quando era presidente da Fundação Cultural.
O Dia do Voluntariado foi instituído pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, para promover o reconhecimento do trabalho de pessoas que doam tempo e talento de maneira voluntária para o bem da comunidade e por causas de interesse social.
Não por acaso, esta data marca também o aniversário do programa gerenciado pela Fundação Cultural de Curitiba, e que há 21 anos promove apresentações com artistas voluntários em hospitais, lares de idosos, escolas especiais, centros de atenção psicossocial e orfanatos.
“Os ensinamentos que levam a ideia de compartilhar a nossa humanidade com os outros seres humanos são maravilhosos. Esse dia do voluntariado coincide com o dia de Santo Agostinho, que fala do dom da misericórdia e da graça e da cidade iluminada. E o programa Rede Sol é iluminado pela luz da graça. Os voluntários são os portadores da alegria, tornando a nossa cidade mais humana”, disse prefeito.
Emocionada, a primeira-dama falou sobre a criação do programa e a homenagem recebida do voluntário Renan Cardoso. “Fico emocionada e feliz de ver que o programa teve continuidade e atendeu milhares de pessoas. Este programa leva tudo que há de bom. Só posso agradecer a todos que participam desse projeto que nos dá tanta felicidade. O Rede Sol não seria o que é hoje se não fosse pela dedicação dos voluntários e da equipe que o conduz.”
Solenidade
Os convidados foram recepcionados pelos voluntários do programa Marina Prado e Fabio Salgueiro, que fizeram apresentação circense. Fotos de artistas e um vídeo com depoimentos foram exibidos contando a trajetória do Programa Rede Sol.
Voluntário há 20 anos, o músico e compositor Renan Cardoso falou em nome de todos os artistas que ao longo dessas duas décadas levaram um pouco de sua arte a instituições sem fins lucrativos que abrigam, muitas vezes, pessoas em situação de risco e ou afastadas do convívio social.
“Eu participo dessa rede desde o início e hoje tive a honra de representar todos os voluntários. A minha motivação foi contribuir para levar alegra a quem precisa. A gente sai diferente depois de uma apresentação. O semblante das pessoas muda totalmente e isso é maravilhoso.”
A presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, lembrou a primeira apresentação realizada na ala infantil do Hospital Erasto Gaertner, em 1997, e destacou que a abrangência e a qualidade do programa com o trabalho dos voluntários é que possibilitaram ao Rede Sol permanecer ativo e atender cerca de 240 mil pessoas neste período. “Hoje só podemos agradecer a todos os artistas que doam e que doaram seu tempo, e levam arte, amor, alegria, conforto e solidariedade a quem precisa”, disse Ana.
Arte Solidária
Este ano, 57 entidades recebem as atividades artísticas realizadas por 49 voluntários do programa. Entre elas estão lares de idosos, centros de atenção psicossocial, resgate social, orfanatos, hospitais e escolas especiais.
Periodicamente, cada instituição conveniada recebe apresentações de música, teatro, dança, shows de mágica e palhaços, atividades literárias e artísticas, entre outras atrações que garantem alegria, descontração e muitas vezes ajudam no tratamento terapêutico do público.
Representando as instituições atendidas, Lylian Mary Fagundes da Silva, assistente social do Hospital Psiquiátrico Dr. Hélio Rotenberg, falou da importância do programa para os pacientes.
“A Rede Sol faz diferença na vida das pessoas atendidas e nas instituições que recebem os artistas. Percebemos o quanto a arte contribui para deixar as pessoas mais felizes”, destacou Lylian.
Segundo Marilene Correia, coordenadora da Rede Sol há 19 anos, o programa já cadastrou mais de 200 artistas voluntários, que passam por uma entrevista antes de estarem aptos para as apresentações. “Temos o cuidado de pensar na linguagem mais adequada para cada instituição”, observa Marilene.
O programa continua aberto a novas participações. Quem tem um dom artístico e vontade de fazer parte da equipe do Rede Sol, pode fazer o cadastro. As apresentações acontecem de segunda a sábado, no período da manhã ou da tarde, associando a disponibilidade do artista voluntário com o perfil da instituição.
A Fundação Cultural fica encarregada de agendar as apresentações e fornecer toda infraestrutura ao voluntário, desde o transporte até equipamento de som.
As entidades sem fins lucrativos interessadas em participar do projeto também devem entrar em contato com a equipe da Rede Sol para agendar uma visita. Só depois de conhecer a instituição as atividades são realizadas.
Presenças
Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, os secretários municipais da Educação, Maria Silvia Bacila, do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, do Abastecimento, Luiz Gusi, do Governo, Luiz Fernando Jamur, e do Meio Ambiente, Marilza Dias, a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Elenice Malzoni, o presidente do Imap, Alexandre Jarschel de Oliveira, a presidente do ICS, Dora Pizzatto, o presidente da Câmara Municipal, Serginho do Posto, a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra, o presidente da Cohab, José Lupion Neto, e o diretor de Ação Cultural da FCC, Beto Lanza.

Programa Rede Sol
Informações (41) 3213-7571