29.01.2015 Raul de Souza e Ed Motta fazem show de encerramento da 33ª Oficina de Música

Ao som de jazz, bossa nova e muito soul, o trombonista Raul de Souza e o músico carioca Ed Motta fizeram o show de encerramento da 33ª Oficina de Música na noite de ontem (28) no Teatro Guaira. O homenageado da noite, Raul de Souza que está completando 80 anos de idade, e 60 de carreira, trouxe Ed Motta que se diz “emocionado e honrado de fazer parte da história do trombonista brasileiro que se tornou referência internacional. “É maravilhoso fazer parte desta homenagem”.

Ed Motta se apresentou há poucos meses na cidade e se diz fã do público curitibano. “Eles me respeitam, são austeros e prestam atenção na música. Gosto muito de tocar aqui e a ideia da oficina é ótima”. Ed Motta enfatiza a importância de ter um evento grande que proporcione conhecimento e preparo musical. “Tem muita gente jovem e de talento, mas tem que estudar. Fazer música é uma coisa difícil. Às vezes a pessoa gosta de música, mas a música não gosta da pessoa”, brinca.

O músico Ravi Brasileiro é um desses jovens músicos que busca aprimoramento. É habitué da Oficina e compareceu há quase todos os shows desta edição. “Tivemos shows maravilhosos, com músicos fantásticos e preços acessíveis. Precisamos de mais Oficinas de Música”, completa. Para o músico, participar da oficina é sempre algo muito intenso. Conta que são 10 dias respirando música e trocando experiências com os outros alunos e com os professores, além de aprender com os músicos que se apresentam no evento. “O contato com profissionais gabaritados e reconhecidos internacionalmente é uma oportunidade única que a Oficina nos proporciona”.

Para a professora Rita Bonifatti, o encerramento da oficina não poderia ser melhor. Já participa da Oficina de Música há 15 anos e acredita que esta edição superou as anteriores. Fez oficina de piano com Fabio Torres, premiado pianista do Trio Corrente e foi regida por Claudio Cruz, renomado maestro, e se diz realizada. “Foi um grande aprendizado. Marcou minha vida”, conclui. Rita estava acompanhada da filha Marina e da amiga Rosangela Silva que fazem coro à professora. Para Marina foi uma experiência ímpar ver a mãe se apresentar no Teatro Guaíra, e para a amiga Rosangela ficou o encantamento por Raul de Souza. “Ele toca lindamente”.

O casal Paloma Graboski e Luiz Ricardo Zago garante que o show superou todas as expectativas. Luiz Ricardo conta não é o tipo de música que ouvem com frequência e buscavam uma experiência diferente, e conseguiram. ”Ficamos impressionados com os músicos e Ed Motta foi uma surpresa”. Quem não foi ficou tão surpresa foi Monaliza Couto que trouxe a filha Luara de 8 meses para proporcionar sua primeira experiência com a música e conta que “deu muito certo, até dancei com ela embalada pela música”. Monaliza é arte-educadora e veio prestigiar Raul de Souza.

Neusa Karufi, Vera Lucia Ribas e João Freitas aprovaram o espetáculo. “Adorei, tem 80 anos e ainda nos proporciona esse show. Ele é fantástico”, elogia Neusa, impressionada com a disposição do trombonista. Vera elogia a Oficina e sinaliza a importância de eventos culturais para a cidade. “A oficina é uma coisa maravilhosa. A população está carente de cultura e temos muitos espaços na cidade para preencher. Os promotores do evento estão de parabéns”.

Veja mais fotos do show em http://goo.gl/rpzVIY

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar