04.06.2014“Alimentando com Música” encanta alunos da rede municipal de ensino

Respeitar diferenças e prevenir o desrespeito entre colegas é o tema do concerto “Joaquim e a Escola Imaginária da Música”, apresentado a partir desta terça-feira (03) pela Camerata Antiqua de Curitiba, dentro do programa “Alimentando com Música”.

Voltado aos estudantes das escolas municipais, o concerto, embora pedagógico, apresenta de forma cênica e muito lúdica o universo da música erudita e o cancioneiro da música popular brasileira. Acompanhado o desdobrar da história de Joaquim, um garoto que temia contar aos colegas que preferia a música ao futebol, as crianças vão descobrindo as diferenças entre os instrumentos musicais, das vozes e o papel de cada integrante de uma orquestra.

Neste ano, serão atendidos mais de 1.800 alunos de escolas municipais de todas as regionais da cidade. As descobertas acontecem embaladas em diferentes ritmos, que vão desde a obra “Primavera”, de Antonio Vivaldi (1678 – 1741) até o rock “É uma partida de futebol”, da banda Skank.

“É muito engraçado e muito bom ver como dá para fazer coisas tão legais com a música”, disse Vinicius de Brandi, de 6 anos, estudante da Escola Municipal Sophia Roslindo.

O estudante assistiu ao concerto com muita empolgação, pois sonha ser músico. Integrante do coral da escola, Vinicius também enfrentará o público, em uma apresentação que acontecerá nas próximas semanas, na escola. A colega de turma, Kawany da Silva, de 5 anos, também aproveitou o concerto. “Eles cantam tão bonito e é tudo tão colorido que dá vontade que nunca terminasse”, disse Kawany.

Promovidos pela Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), os concertos didáticos intercalam interpretação, coro e a apresentação dos instrumentos musicais. “É um belíssimo exercício para ampliar o repertório cultural dos nossos estudantes”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

O programa acontece há 21 anos, e cada edição ganha um novo tema e repertório. Nesta edição, além de Vivaldi e Skank são apresentadas no concerto “Mundo da Criança”, de Toquinho; “Palavra Cantada”, de Paulo Tatit e Sandra Peres; “Catira do Passarinho”, de Celso Pan e Jacqueline Baumgratz; “Tico-tico no fubá”, de Zequinha de Abreu; “Réquiem para a infância”, de Breculê; “Sabiá lá na gaiola”, de Carmélia Alves Curvello; “A Corujinha” e “O Pato”, de Vinicius de Moraes; “Leschants Des oiseaux”, de ClémentsJanequin (1485 – 1558); “O voo do besouro”, de Nikolai Rimsky-Korsakov (1844 – 1908); e “Passaredo”, de Chico Buarque de Holanda.

O estudante da Escola Municipal Dona Pompília Gustavo Carvalho, de 10 anos, filmou todo o concerto para poder mostrar a mãe. “Ela nem vai acreditar que eu vi isso tão de perto. Quero que ela saiba como foi legar”, disse o estudante.

Programação - As apresentações acontecem até 7 de junho, com repetição de 6 a 10 de outubro. Durante a semana, a programação é gratuita e exclusiva para os estudantes e professores,. Nos sábados, dias 7 de maio e 11 de outubro, as sessões são abertas a todos os interessados, nos horários das 18h30 e 19h30, com ingressos a R$ 30 e R$15 (meia-entrada) e entrada franca para crianças até 12 anos.

Além do concerto, os estudantes recebem uma cartilha que apresenta com ilustrações produzidas por Fúlvio Pacheco, o funcionamento de cada instrumento e as características de curiosidades sobre os diferentes tipos de vozes que compõe um coro. Além de informações sobre o programa, Camerata Antiqua e a Capela Santa Maria, a cartilha conta com espaço para atividades de recorte e colagem, incentivando a interatividade das crianças.

Para um dos representantes da Camerata Antiqua de Curitiba, o músico Alexandre Mulsquer, o concerto para as crianças está entre os trabalhos mais importantes desenvolvidos pela orquestra. “Oferece o contato da criança com a música e com fundamentos é comprovadamente fundamental para o bom desenvolvimento integraldo indivíduo”, diz Alexandre.

O musico comemora outro importante resultado alcançado com o programa “Há relatos de crianças que afirmam que participar do concerto foi a melhor experiência vivenciada no ano letivo”, conta.

Maestrina - O comando do concerto é da maestrina cubana Maria Antonia Jimenéz, que responde pela direção artística e regência do Coro da Camerata, desde o ano passado. A montagem de “Joaquim e a Escola Imaginária da Música” conta com importantes convidados. O elenco é composto pelos atores paranaenses Renet Lyon (Joaquim), Giovana de Liz (bailarina Marina) e Rosana Stavis (professora Quero-Quero).

“Com o programa Alimentando com Música, a Camerata Antiqua de Curitiba reafirma seu compromisso sociocultural, tendo como meta cativar novas plateias, além de despertar possíveis dons e aptidões”, diz a coordenadora de Música Erudita da Fundação Cultural de Curitiba, Janete Andrade, ressaltando, ainda, que a programação é para todas as idades.

Programa Alimentando com Música com a Camerata Antiqua de Curitiba
Espetáculo “Joaquim e a Escola Imaginária da Música”
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Datas e horários:

• 4 de junho, às 14h30 e 15h30 (para alunos da rede pública de ensino);
• 5 de junho, às 9h30 e 10h30 (para alunos da rede pública de ensino);
• 6 de junho, às 14h30 e 15h30 (para alunos da rede pública de ensino);
• 7 de junho, às 18h30 e 19h30 (para o público em geral).

Nessas apresentações, os ingressos custam R$ 30 e R$15 (meia-entrada), com pagamento somente em dinheiro. Gratuito para crianças até 12 anos.

Autor: Assessoria de Imprensa SME

Fonte: SME