06.01.2014 Quarteto de cordas da Alemanha se apresenta na 32ª Oficina de Música

Mais uma atração internacional integra a programação da 32ª Oficina de Música de Curitiba nesta semana. O quarteto alemão Kuss Quartet apresenta-se nesta terça-feira (7), às 20h30, no Canal da Música. Os integrantes do grupo reservaram alguns dias da sua turnê pela América do Sul para participar do festival curitibano, onde também estão atuando como professores dos cursos de violino, viola e violoncelo.

Formado por Jana Kuss (violino), Oliver Wille (violino), William Coleman (viola) e Mikayel Hakhnazaryan (violoncelo), o quarteto ganhou projeção em 2002 ao vencer dois importantes concursos de música de câmara na Alemanha e na Itália. Desde então, tem se apresentado em vários países. Seu repertório é diversificado, reunindo músicas da Renascença e de autores contemporâneos. Em Berlim, sua cidade sede, o grupo também desenvolve projetos inovadores, em parceria com jovens artistas, atores e poetas.
Em seu concerto no Canal da Música, o Kuss Quartet executa três obras clássicas para essa formação. São composições para quarteto de cordas de Wolfgang Amadeus Mozart, Witold Lutoslawski e Felix Mendelssohn. Pouco antes do concerto, o músico Marco Aurélio Koentopp faz uma breve palestra sobre o grupo e o repertório do concerto.

Piano, violino e clarinete – Pouco antes, às 18h30, na Capela Santa Maria, outro recital está entre as opções para o público da Oficina. As pianistas Olga Kiun e Clenice Ortigara apresentam-se com o violinista Winston Ramalho e com a clarinetista americana Mariam Adam, que vem pela primeira vez à Oficina de Música de Curitiba. Mariam Adam desenvolve uma carreira movimentada nos Estados Unidos, onde integra importantes grupos de câmara e com os quais realiza turnês internacionais. Também atua como solista e constantemente é requisitada para master classes em festivais de música dos Estados Unidos, América Latina e Europa.
O recital na Capela Santa Maria começa com a apresentação da Sonata para violino e piano em Lá Maior, de César Franck, seguida da obra Lecuoñeras, de Paquito de Rivera, e encerra com a Sonata nº 1 para clarinete e piano em Fá menor, de Johannes Brahms.

Apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), contam com o apoio das seguintes instituições: Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Birmingham Conservatoire / City University, Embaixada de Portugal no Brasil, Camões Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil, Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade do Redentor, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral da França em São Paulo, E-Paraná, Família Farinha, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Goethe Institut Curitiba, Gramophone, Secretaria de Estado da Cultura, SESC Paço da Liberdade, SESI – Serviço Social da Indústria e UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

32ª Oficina de Música de Curitiba
Concertos do dia 7 de janeiro de 2014 (terça-feira):
- às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), recital de música de câmara com Olga Kiun, Clenice Ortigara (piano), Winston Ramalho (violino) e Mariam Adam (clarinete).
- às 20h30, no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês), com o Kuss Quartet.
Ingressos: R$ 30 e R$ 15

Mais informações sobre a 32ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço: