31.01.2011Qualidade e diversidade marcaram a 29ª Oficina de Música de Curitiba

No último sábado (29), o palco do Guaíra recebeu a cantora carioca Leny Andrade, o músico cubano Paquito D´Rivera e Trio Corrente para o Concerto de Encerramento da 29ª Oficina de Música de Curitiba. O teatro lotado aplaudiu em pé sucessos como "Pra dizer Adeus" de Edu Lobo e "Céu e Mar" de Johnny Alf. Considerada a maior cantora brasileira de jazz, Leny encantou o público com seu talento e bom humor.
O saxofonista e clarinetista Paquito D'Rivera, que já se apresentou nos mais respeitados palcos do mundo, mostrou todo o seu talento e sintonia com a cantora Leny, que conhece há 30 anos e com a qual já dividiu o palco em outras ocasiões. Além disso, tocou uma música dedicada especialmente à amiga, "For Leny (Andrade)". A dupla ainda elogiou muito o talento do Trio Corrente, formado por Fábio Torres (piano), Paulo Paulelli (contrabaixo, percussão e voz) e Edu Ribeiro (bateria).
Na plateia, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira, os coordenadores da fase MPB, Glauco Sölter e Sergio Albach, a diretora da Oficina de Música, Janete Andrade, o ex-deputado federal Gustavo Fruet e a atriz Letícia Sabatella. "Chegamos ao fim da 29ª edição da Oficina de Música de Curitiba com a certeza de que o evento tomou conta da cidade durante vinte dias do mês de janeiro. Mais de trinta mil pessoas conferiram os concertos e 1,5 mil alunos de diversos países participaram das oficinas. Agora já começamos a trabalhar na realização da trigésima edição", conta a presidente da FCC, Maria Christina.
"Cumprimos com a proposta do projeto que é descobrir e contribuir para a formação de novos talentos. Professores, alunos e público puderam conviver juntos em aulas, ensaios e apresentações diárias, o que resultou em um trabalho de muita qualidade e diversidade", diz a diretora geral da Oficina de Música de Curitiba, Janete Andrade.
Para a atriz Letícia Sabatella, que aproveitou uma viagem para ver a família em Curitiba e conferiu alguns concertos da programação, além de ter participado da Oficina de Composição Experimental na Música Popular , o evento é uma maneira de trocar experiências com bons professores e fazer novos amigos.
Considerado o maior e mais antigo evento de formação musical da América Latina, a Oficina de Música de Curitiba recebeu estudantes de diversas áreas musicais e professores de vários continentes, de 9 a 29 de janeiro de 2011. Foram duas fases, "Música Erudita e Antiga" e MPB. Neste período, mais de cem cursos foram oferecidos e cerca de 70 eventos, entre concertos e palestras, fizeram de Curitiba um dos maiores centros de música do Brasil.
A 29ª Oficina de Música de Curitiba foi realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte Cultura (ICAC), com patrocínio da Petrobras.

Mais informações:

www.oficinademusica.org.br

www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Sobre a 29ª Oficina de Música de Curitiba

A Oficina de Música de Curitiba é o maior e mais antigo do gênero na América Latina. Com 29 anos, o evento acontece em janeiro, durante 20 dias, e conta com a participação de cerca de 1,5 mil estudantes de diversas áreas musicais e professores vindos de todos os continentes. A Oficina de Música trabalha com os sons das mais diversas formações com Orquestras Sinfônicas, Conjunto de Sopro, Grupos de Música de Câmara, Grupos de Chorinho, Música Instrumental Brasileira e Música Eletrônica, além das vozes que formam o Ópera Studio. Em 2011, de 9 a 29 de janeiro, Curitiba torna-se um dos maiores centros de Música no Brasil.

Autor: Lide Multimídia