15.04.2019Quadrinhos, caricaturas e muito mais no Solar do Barão

Começou nesta sexta-feira (12/4), no Centro Cultural Solar do Barão, a mostra Traços Curitibanos 3, evento que a cada 2 anos reúne os mais representativos ilustradores, quadrinistas, caricaturistas, além de desenhistas e estúdios de animação de Curitiba. A presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, abriu mostra para um público de cerca de 300 pessoas interessadas em conhecer os nove ambientes da colorida exposição que também resgata nomes importantes das artes gráficas do passado.

Entre as atrações da terceira edição da mostra estão as tiras do quadrinista curitibano José Aguiar (criador das tirinhas da Malu, a adolescente); os sketchers (desenhistas) Simon Taylor, Raro de Oliveira e Fabiano Vianna e o resultado de seus 80 dias de peregrinação pelo Centro Histórico de Curitiba; ilustrações com colagens feitas pelo designer Adriano Catenzaro para cada uma das 27 capitais brasileiras; originais em litogravura de 150 figurinhas da Bala Zequinha produzidas no começo da década de 40 por Paulo Carlos Rohrbach; e uma coleção de ilustrações antigas e curiosas, pinçadas por Antônio Éder de fontes diversas.

“É uma exposição relevante para o calendário cultural da cidade e que faz parte dos eventos comemorativos de 326 anos de Curitiba. Além disso, tem potencial para se tornar mais um roteiro turístico e também para o programa Linhas do Conhecimento”, disse Ana Cristina, referindo-se à ação da Prefeitura para apresentar a cidade aos estudantes da rede municipal de ensino.

São cerca de 100 artistas e estúdios da área gráfica em nove mostras. O evento também terá debates abertos ao público e atividades para professores da rede municipal de ensino. “Curitiba ferve arte em suas diversas linguagens e o fato de chegarmos à terceira edição da mostra indica que temos aqui um setorial cultural”, observou Marcelo Lopes, um dos curadores do evento.

Programação paralela

- 17/05, às 19h, na Gibiteca – Debate com cartunistas participantes da Traços Curitibanos 3 sobre MEI (Microempreendedor Individual).

- 18/05, às 14h30, no Solar do Barão – Mediação da mostra para professores da Rede Municipal de Ensino (Projeto Educação e Cultura)

- 6/06, às 8h30, no Solar do Barão – Formação continuada sobre a Traços Curitibanos 3 para os professores de Arte do 6º ao 9º anos da Rede Municipal de Ensino

- 5/07, às 19h, no Cine Passeio, encerramento geral da Traços Curitibanos 3 – "Traços Curitibanos: Animação Curitiba – 2019”, debate aberto ao público sobre o panorama atual da produção de animação em Curitiba. Participam empresas e animadores para trocar experiências e apresentar pontos de vista sobre o mercado e a produção local e representantes dos estúdio de animação participantes da Traços Curitibanos 3. No local, na sala Valêncio Xavier, haverá projeção das animações

Traços Curitibanos 3