20.12.2021Prorrogadas inscrições para cursos da 39ª Oficina de Música de Curitiba

As inscrições para os 66 cursos em formato EAD (Educação à Distância) da 39ª Oficina de Música de Curitiba estão com as inscrições prorrogadas até o dia 10 de janeiro. O prazo vale também para os cursos presenciais de Musicalização Infantil nas Regionais e de Movimento Hip-Hop, que acontecerá no Teatro da Vila.

A 39ª Oficina de Música de Curitiba acontecerá de 16 a 30 de janeiro, em formato híbrido, e as inscrições podem ser feitas no site www.oficinademusica.curitiba.pr.gov.br

Para os cursos presenciais que precisam de seleção, as inscrições para vagas remanescentes serão reabertas no dia 3 de janeiro. Quem tiver interesse pode preparar um vídeo demostrando o nível de conhecimento musical e também atualizar o currículo no portal do aluno, na intranet do site da Oficina de Música.

Nesta edição, as categorias serão divididas nas seguintes fases: música erudita (16 a 22 de janeiro), música antiga (16 a 29 de janeiro) e música popular (23 a 30 de janeiro).

Devido toda a grade de professores de música antiga ser internacional, os cursos desta categoria serão somente EAD. Nas categorias de música erudita e popular são ofertados cursos nos dois formatos.

Alta qualidade a preço baixo
O alto nível de professores e o baixo custo dos cursos é a principal característica da Oficina de Música de Curitiba. Uma aula on-line, por exemplo, custa R$ 30, ou R$ 120 o pacote completo.

Além de professores com experiência nacional e internacional, a aula é acompanhada de tradutor especializado em música e fica disponível para o aluno assistir depois a qualquer momento. Para aulas presenciais os valores variam de R$ 100 (um curso) a R$ 180 (três cursos).

Presencial
Para os cursos presenciais de música erudita e MPB, é necessário passar pelo processo seletivo. A lista dos aprovados no primeiro chamamento será divulgada na quarta-feira (22/12), pelo site da Oficina. A repescagem das vagas remanescentes será aberta no dia 3 de janeiro.

A modalidade presencial contará com seis aulas por curso, sendo uma on-line que pode ser adquirida de forma avulsa. Ou seja, quem quiser pode se inscrever apenas nessa última aula de um determinado curso, que será transmitida diretamente do Teatro José Maria Santos, um dos espaços de cursos da 39º Oficina de Música de Curitiba.

Com no máximo 15 alunos por turma e uma grade descentralizada em vários espaços culturais da cidade, as aulas presenciais da 39ª Oficina de Música seguirão todos os cuidados e protocolos sanitários, sendo obrigatório o uso de máscara para professores e alunos.

Musicalização Infantil na Regionais
Entre os cursos presenciais sem necessidade de seleção e com inscrições abertas até o dia 10 de janeiro, está o de Musicalização Infantil. Para o público infanto-juvenil de 7 a 15 anos, as aulas “Conhecendo Villa das Crianças” são gratuitas e acontecem nas Ruas da Cidadania de Curitiba.

As aulas nas Regionais serão preparatórias para o concerto interativo que durante a Oficina de Música circulará pelas Regionais da cidade, Teatro Cleon Jacques (São Lourenço) e Teatro da Vila (CIC).

Hip-Hop
O curso Movimento Hip-Hop e Suas Práticas Musicais, que é presencial, também está com as inscrições prorrogadas até 10 de janeiro. As aulas grátis serão no Teatro da Vila com o DJ Kleber Tiago Gregorio, um dos pioneiros do Hip-Hop curitibano e fundador em 1998 da Lapaz Records, primeiro selo musical especializado em Rap em Curitiba.

A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. As organizações Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo, Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), também apoiam o evento.