29.10.2018Projeto de visitas guiadas ao Cemitério Municipal será apresentado em Congresso no México

As Visitas Guiadas ao Cemitério Municipal serão tema de apresentação no VIII Congresso Internacional Imagens da Morte, que acontece entre 28 de outubro e 2 de novembro, na Universidade Autônoma do Estado de Hidalgo, México. Sob o título “Visitas Guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula: arte, história e memória através da educação patrimonial”, a pesquisadora da Fundação Cultural de Curitiba e mentora do projeto, Clarissa Grassi, vai apresentar na quarta-feira (31/10) o modelo implantado na capital paranaense e os desdobramentos da ação, que, em um ano e meio, levou mais de 4 mil pessoas a visitarem o primeiro cemitério de Curitiba.

Para Clarissa, a participação no evento é uma importante oportunidade para divulgar o modelo de visitação de Curitiba, pioneiro em sua abordagem com as visitas temáticas, padrão e noturnas, além do enfoque multidisciplinar, envolvendo áreas como arquitetura, geologia, história e arte.

“Nosso objetivo é apresentar a história de Curitiba por meio da trajetória das personalidades ali inumadas, reiterando a ideia do cemitério enquanto resumo simbólico da cidade e sua importância enquanto patrimônio” comenta.

Incorporado pela Prefeitura Municipal de Curitiba desde janeiro de 2017, o projeto realizado pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tem uma média de 60 inscritos por ação e vêm se consolidando enquanto atividade de educação patrimonial, trazendo importantes desdobramentos nos segmentos de turismo, educação e na preservação do patrimônio funerário.

Congresso

Realizado a cada dois anos, o Congresso Internacional Imagens da Morte congrega pesquisadores de diversos países das Américas Latina, Central e do Norte, e Europa, cujas investigações tratam de temas ligados à morte, aos mortos e ao morrer, partindo de múltiplos enfoques e objetivos. Dentre as edições já realizadas, estão as em países como Peru, Espanha, Colômbia, Brasil, Áustria e Argentina. A edição deste ano, na cidade de Pachuca de Soto, em Hidalgo, contará com a apresentação de cem trabalhos, além de seis conferências e atividades culturais, como a visitação a cemitérios ligadas ao dia dos mortos no México.

Confira o calendário de visitas guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula no link: