30.06.2016 Projeto Combo Musical, da Regional Cajuru, incentiva a formação de bandas

Uma das novidades entre os cursos oferecidos pela Fundação Cultural de Curitiba nas regionais é o Combo Musical, projeto que está sendo desenvolvido pelos alunos de música da Rua da Cidadania do Cajuru. Sob orientação do músico Johnny Dionysio, os alunos dos cursos de bateria, violão, guitarra, contrabaixo, viola caipira, teclado, violino, canto e coral estão interagindo e formando pequenos grupos para vivenciar a prática de banda.

O projeto começou no primeiro semestre de 2016, com apoio da Coordenação do Núcleo Regional Cajuru, como parte do conteúdo didático do Curso de Bateria. Com intuito de criar situações para a prática de conjunto, buscou-se a integração com os alunos dos demais cursos de música. De acordo com o professor Johnny Dionysio, a ideia é formar núcleos básicos de instrumentos, incentivando a dinâmica de grupo, o talento, a musicalidade, a experiência de palco e a iniciação ao multi-instrumentalismo.

O Combo Musical possui um repertório diferenciado baseado em diversos estilos musicais: rock, pop, blues, reggae, jazz, música popular brasileira, músicas regionais, músicas infantis, fusion, world music, músicas autorais, estilos temáticos (junino, natalino, etc), entre outros. O repertório também é escolhido de acordo com o nível técnico, faixa etária de cada aluno, dos músicos convidados e do formato das apresentações ao público em geral.

Algumas músicas que estão sendo ensaiadas e apresentadas pelo Combo Musical são o medley “Riffs” (clássicos do rock mundial), “I show the sheriff”, de Bob Marley, “Come together”, dos Beatles, “Everybody wants to rule the world”, do Tears for Fears, “Wave”, de Tom Jobim, “Na baixa do sapateiro”, de Ary Barroso, “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, “Aquarela”, de Toquinho, entre outras.

“A prática de banda tem como objetivo a integração dos alunos de bateria e de outros cursos de música da Regional Cajuru, de forma que eles possam aplicar seus conhecimentos. Ao longo de cada semestre são criadas situações em formato de ensaio com execução de melodias, progressões harmônicas, dinâmica, improvisação e performance dos alunos, diz Os grupos já realizaram algumas apresentações. A primeira foi realizada no dia 23 de abril, durante a inauguração da Rua da Cidadania Cajuru. As bandas do Cajuru também se apresentaram no Centro Cultural Boqueirão, durante o Sarau Cultural, e nesta quinta-feira, dia 30 de junho, se apresentam na festa Arraia Cidadania Cajuru.