14.04.2010Programação especial comemora o mês da dança

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Dança, 29 de abril, a Fundação Cultural de Curitiba e outras instituições ligadas à dança prepararam uma programação especial, envolvendo balés e espetáculos abertos ao público, instalações, exibição de filmes e bate-papos.

A Casa Hoffmann, durante dez dias, irá receber o espetáculo/evento/ocupação Simpatia Full Time. O trabalho, assinado pelas artistas Cândida Monte, Giorgia Conceição e Stéphany Mattanó é resultado de um processo iniciado no ano de 2007.

Simpatia Full Time é um projeto de pesquisa e criação em dança contemporânea, que tem como tema geral e mote de ação as construções do feminino no imaginário midiático brasileiro.O que o público poderá ver é um mosaico de ações que engloba desde noites de exibição de audiovisual, peças de dança, até instalações de vídeos e imagens. Vale ressaltar, porém, que toda essa programação é um espetáculo só.

Segundo as artistas é “uma peça de dança contemporânea com duração de dez dias”. Ainda na Casa Hoffmann, a Obragem Cia de Dança, fará workshops abertos ao público.Em comemoração ao mês da Dança, o Balé Teatro Guaíra apresenta o espetáculo “Lendas das Cataratas do Iguaçu e 2º Sopro”.

A Associação dos Amigos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra programou o evento História e Arte II . Na praça de eventos do Crystal Plaza será montado um palco para apresentação de Performances de dança com bailarinos do Balé Teatro Guaíra e com grupos, escolas e academias de Curitiba e Região Metropolitana. Além da expressão corporal, convidados especiais apresentarão ao público - nos chamados Diálogos - temas diversificados que vão desde a poesia, passando pelo canto, música e outras artes  atividades artísticas, espetáculos de dança. Também haverá o lançamento da campanha de arrecadação de roupas de dança e ginástica. No Guairinha vai haver a Mostra de Dança 2010 das Escolas de Danças do Teatro Guaíra.Na Cinemateca serão exibidos filmes e vídeos de dança, entre eles “Um Olhar Sobre a Dança”, de Rocio Infante, e “Tangos”, de Fernando Solano. A primeira bailarina do Balé Guaíra e coordenadora de Dança da FCC, Eleonora Greca, participa de um bate-papo musical sobre a criação das músicas do balé "O Grande Circo Místico", no Conservatório de Música Popular Brasileira.

A Casa da Memória possui um acervo de referências sobre a dança na cidade de Curitiba. O acervo, que reúne livros, matérias jornalísticas, fotografias, entre outros materiais, está em caráter permanente disponível para consultas.No Palacete Wolf, a Roda de Leitura sobre o poema de Jorge de Lima “A Túnica Inconsútil”, contará com a participação de Assionara Souza.

A festa de homenagem ao Dia Internacional da Dança, no dia 1º de maio, será no Jonh Bull Music Hall.O agendamento de palestras para instituições de ensino, escolas de dança, associações de bairro, grupos de 3ª idade, portadores de necessidades especiais e outros sobre “A Evolução da Dança”, com vídeos, fotos, figurinos e livros, pode ser feito com Eleonora Greca, em caráter gratuito.

Confira os dias e horários da programação no link: 

www.fccdigital.com.br/multimidia/Programacao para o mes da danca abril 2010.pdf

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar