03.10.2017Programa de musicalização nas Regionais tem inscrições abertas

Foram abertas as inscrições para as aulas de musicalização gratuitas do MusicaR, programa do Conservatório de Música Popular Brasileira desenvolvido nos núcleos regionais, que visa intensificar o desenvolvimento infanto-juvenil por meio da música. O MusicaR acontece durante esse semestre, duas vezes por semana durante o contraturno escolar, nas Regionais Cajuru e Tatuquara. As inscrições são gratuitas e abertas para crianças de 7 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos, matriculadas na rede pública de ensino.

“A ideia do musicar é multiplicar os cursos de música pelas regionais, que sejam extensões do Conservatório de MPB. Queremos pegar todos os talentos de Curitiba e não desperdiçar nenhum, para que todas as crianças que gostem de música participem. O primeiro é na Rua da Cidadania do Cajuru, mas logo chegaremos a todas as Regionais“, diz o prefeito Rafael Greca.

As aulas terão práticas de percussão corporal, instrumental, canto coral infantil, canto coral juvenil, flauta doce, juntamente com trabalho de percepção e apreciação musical, construção de instrumentos, solfejo e escrita musical, abordagem de repertório brasileiro e internacional, jogos musicais, entre outros. Os alunos terão também a perspectiva de encaminhamento a outros estágios de formação musical, como o aprendizado de instrumentos ou formação vocal.

“Os alunos poderão trabalhar a música de forma integrada com o que há de mais respeitado do ponto de vista da pedagogia da educação musical. Assim, terão os primeiros contatos com a música para depois ter um encaminhamento, sejam para aulas de instrumento, estudos da música ou coro”, explica Marino Galvão Jr, diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.
Inicialmente os cursos serão implementados nas regionais Cajuru e Tatuquara. Até o final do ano de 2019, deverão chegar a todas as Regionais, explica Roberto Lanza, diretor de Ação Cultural da FCC. “Devemos estabelecer uma política de alinhamento entre as ações da Oficina de Música de Curitiba, a programação anual dos nossos espaços culturais de música e as ações contínuas de formação musical na cidade”, afirma Lanza.

O projeto foi elaborado a partir de um plano pedagógico sob a supervisão da professora Ângela Deeke Sasse, da Unespar e PUCPR, com a colaboração da maestrina do coro da Camerata Antiqua de Curitiba, Mara Campos, da professora Cristiane Alexandre da Escola Paidéia e dos professores Guilherme Romanelli da UFPR e Luís Bourscheidt do IFPR – Campus Curitiba.

Periodicidade: Ciclo semestral, dois dias por semana (4 aulas semanais)
Público alvo: Aberto para alunos inscritos na rede pública de ensino, de 7 a 17 anos.
Duração: Outubro a Dezembro de 2017.
Horários: Manhãs – 9h às 11h45/ Tarde –13h30 às 16h15
Inscrições: 2 a 11 de outubro
Diretamento no Núcleo Regional da Fundação Cultural de Curitiba

Regional Cajuru