12.08.2013Professores da rede municipal iniciam curso de cinema

Um grupo de 25 professores da rede municipal de ensino de Curitiba iniciou, no último dia 7, o curso de cinema com o cineasta Geraldo Pioli. A atividade é parte da programação do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e Fundação Cultural de Curitiba.

No total, serão 36 horas de curso com aulas às quartas-feiras, na Cinemateca. Ao fim do curso os participantes vão produzir um curta-metragem a partir do que apreenderam sobre uso das câmeras, iluminação e edição. O cinema é um recurso bastante presente na rede de educação, usado pelos professores para complementar conteúdos e estimular novos conhecimentos entre os estudantes.

Pioli é um dos principais diretores cinematográficos locais, autor de filmes como o longa metragem, Belarmino e Gabriela, que resgata a trajetória de 40 anos de uma das mais conhecidas duplas caipiras do país, o Sal da Terra e o curta-metragem, Inferno.

O curso, explica a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, vai aprimorar a linguagem artística que a cada dia ganha mais espaço na educação. “A produção de vídeos a partir de câmeras portáteis e celulares e as facilidades garantidas por meio do Youtube têm incentivado uma prática cada vez maior. Com a parceria da Fundação Cultural ampliaremos o capital intelectual de nossos profissionais, com a oferta de uma oficina de primeiríssima linha”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

O curso de cinema ministrado regularmente por Geraldo Pioli, Marcos Saboia e NivaldoLopes está entre os mais concorridos da Fundação Cultural. Esta edição, no entanto, foi programada para contemplar especialmente os profissionais da educação municipal.

A linguagem cinematográfica tem sido estimulada entre os profissionais da rede há pelos menos quatro anos. Porém, a proposta desenvolvida em conjunto com a Fundação Cultural é, na visão do coordenador do projeto EduCultura na Secretaria Municipal da Educação, Fúlvio Pacheco, “uma oportunidade de oferecer ao público da educação requinte técnico além de troca de experiências com um renomado profissional da área”.

Explorar o cinema em sala de aula é um recurso que pode ser usado em todas as matérias. “Com o curso os professores poderão, por exemplo, aprender como direcionar o interesse dos estudantes pelas redes sociais em produções cinematográficas capazes de promover entre os estudantes encontros com adaptações literárias, esquematizar problemas matemáticos, construir relatos e outras ações que exploram as áreas do conhecimento”, disse Fulvio.

Autor: FCC e SME