04.09.2014Professora Abigail Silva lança novo livro sobre ensino de piano

Formar verdadeiros músicos e não apenas pianistas de grande técnica é o objetivo da professora e educadora Abigail Rodrigues Silva, que lança às 19h desta quinta-feira (4), na Capela Santa Maria Espaço Cultural, o método musical “A Prática da Teoria”. Essa é a terceira obra da professora, que já publicou “Improvisação e Técnica” e “Repertório e Harmonia”, volumes que constituem o livro “Aprender Tocar e Criar ao Piano”. Com palestra e sessão de autógrafos, o evento também contará com recital de alunos de Abigail.

Um dos nomes mais importantes do ensino musical no Paraná, Abigail Silva integra, desde 2003, o corpo docente do Conservatório de MPB de Curitiba, evidenciando a excelência de ensino dessa instituição municipal. O trabalho de Abigail consiste em ensinar de modo criativo, quando o aluno compõe suas próprias músicas e exercita a técnica para a boa execução. “Se o aluno pode entender o conteúdo e a intenção da peça a ser trabalhada, irá vivenciá-la e poderá compor a sua música usando os mesmos elementos ou fazendo variações, transposição, mudança de estilo e arranjos”, enfatiza a professora.

Desenvolvido sob os princípios didáticos de Robert Pace, da Universidade Columbia (EUA), o método de Abigail Silva trabalha todo o conteúdo musical de cada peça, sem separação entre o erudito e o popular. Ao conhecimento teórico, harmônico, fraseológico e rítmico foi acrescentada a análise de época, de estilo e do compositor, além da pesquisa sobre diferentes obras.

Nascida em Birigui (SP), Abigail teve o incentivo do pai, o violinista Aristides Rodrigues da Silva, para optar pela carreira musical, formando-se professora de piano pelo Conservatório de Lins (SP), em 1954. No ano seguinte, em Santo Amaro (SP), fundou o Conservatório Musical de Santo Amaro, que permaneceu em atividade até 1978. Em 1974, formou-se em Educação Artística, com Especialização em Música, pela Faculdade Paulista de Música (SP). Entre 1973 e 1975, especializou-se em Didática do Ensino de Piano em Grupo, no Método Dr. Robert Pace, pela Universidade Columbia (EUA). Desde 1982 reside em Curitiba, onde fundou a Escola de Música “Professora Abigail”, difundindo o método que criou.

Com uma vida dedicada à música, Abigail acumula no currículo participações em encontros musicais e oficinas – entre elas a Oficina de Música de Curitiba –, ministrando palestras, cursos de capacitação e extensão. Aos 81 anos de idade, completados no último dia 27 de agosto, continua apaixonada pelo seu trabalho e ainda prepara cinco novos livros para transmitir ensinamentos. “É gratificante ver o instrumentista que toca com sentimento e coloca a alma na música”, diz a professora sobre seus alunos.

Serviço:
Lançamento do método musical “A Prática da Teoria”, da professora Abigail R. Silva, com sessão de autógrafos, palestra e recital de alunos.
Data e horário: dia 4 de setembro de 2014 (quinta-feira), às 19h.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro).
Entrada franca.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar