26.03.2015Professor Sérgio Nadalin doa acervo de sua pesquisa à Casa da Memória

O historiador e professor Sérgio Odilon Nadalin doou, nesta quarta-feira (25), o acervo de sua pesquisa acadêmica à Casa da Memória de Curitiba, espaço mantido pela Fundação Cultural de Curitiba. Na solenidade estiveram presentes o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, o diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, Hugo Tavares, e funcionários da Casa da Memória, sendo alguns ex-alunos de Nadalin.

Resultado de quase 50 anos de estudos, o acervo é composto por 10 mil fichas de famílias que contêm informações de três gerações, obtidas de registros de casamento, batismo e óbitos, da Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba, cuja congregação é de origem e imigração germânica. "Essa é a pesquisa da minha vida e, ao passar as fichas, gostaria que meu entusiasmo fosse junto com elas", disse o professor.

Esses documentos são de extrema importância para estudos demográficos e já abriram a possibilidade de um convênio com universidades alemãs. Segundo Nadalin, com imaginação, característica essencial a todo pesquisador, os dados têm diversas possibilidades de análise. Um exemplo já obtido foi a constatação de uma ressignificação do casamento. De acordo com os dados contidos nas fichas, após a difusão de métodos contraceptivos na igreja Luterana o casamento deixou de ter caráter unicamente reprodutivo e passou ao fator afetivo.

Homenagem – Devido à importância da doação, Cordiolli anunciou que as fichas irão inaugurar um novo setor da Casa da Memória, que será batizado com o nome do professor: Centro de Memória Sérgio Odilon Nadalin. "Um grande sonho é que as pesquisas ganhem consistência e diálogo mais global e, pra isso, visamos aprimorar a Casa da Memória, trazer mais pesquisadores e novos projetos", diz Cordiolli.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC