09.07.2013 Produtores culturais e escolas têm R$ 1,3 milhão para investir em projetos

Escolas municipais de Curitiba e agentes culturais vão poder contar com aproximadamente R$ 1,3 milhão para investimento em projetos capazes de ampliar o repertório cultural de estudantes e professores do ensino básico.Os recursos provêm do programa Mais Cultura nas Escolas, desenvolvido em parceria entre os ministérios da Educação e Cultura. O funcionamento e as regras para a participação no programa foram apresentados na tarde desta terça-feira (9) para agentes culturais cadastrados pela Fundação Cultural de Curitiba, durante encontro na Capela Santa Maria.

O programa Mais Educação na Escola é uma extensão do programa Mais Educação, do governo federal, do qual 65 escolas municipais de Curitiba já fazem parte. Este grupo de escolas poderá agora, em parceria com agentes culturais, pleitear recursos em torno de R$ 20 e R$ 22 mil para o desenvolvimento de projetos culturais nas escolas.

Detalhes e a importância do programa foram repassados aos agentes culturais pela secretária Municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, e pelo presidente da Fundação Ciultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.“Queremos ter em nossas escolas mais poetas, mais literatos, mais artistas plásticos. Abraçamos este programa em parceria com Fundação Cultural por acreditarmos que quanto maior for o enriquecimento do repertório cultural, maior será a participação de nossos estudantes na sociedade”, disse Roberlayne.

Na semana passada, o programa Mais Cultura nas Escolas foi apresentado aos diretores das 65 unidades que poderão participar do programa. Escolas e artistas podem apresentar, juntos, um plano de atividade cultural para ser desenvolvido por um período de seis meses. “A formação cultural na escola é fundamental para a formação humana”, disse o presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli, que ressaltou o fato de o programa ir ao encontro das propostas do plano de governo do prefeito Gustavo Fruet.

“A meta desta administração é aproximar a cultura principalmente das pessoas mais carentes. Faremos isso intermediando o contato das escolas com produtores culturais. Garantiremos aos estudantes o acesso a produtos culturais que eles não receberiam se não fosse por meio da escola”, disse Cordiolli.

Prazo

Escolas e produtores culturais terão até o dia 10 de agosto para apresentarem projetos. Os projetos são validados e orientados por uma equipe multidisciplinar formada pelos departamentos de Ensino Fundamental, Tecnologias e Difusão Educacional e Fundação Cultural de Curitiba.

Depois de avaliados pela equipe da Educação, os projetos deverão ser cadastrados no site do Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação) e, após passarem por uma avaliação, poderão ser escolhidos para receber os recursos para sua execução. Se aprovado o projeto, a escola recebe valores de R$ 20 mil a R$ 22 mil, dependendo do número de estudantes, para desenvolver a ação.

O contato entre as escolas e os artistas tem a mediação da Fundação Cultural de Curitiba, que elaborou listagem relacionando os agentes culturais – pessoas físicas ou jurídicas, indivíduos ou grupos que desenvolvem práticas e pesquisas em artes, patrimônio e cultura popular, entidades como bibliotecas, pontos de cultura, museus, cinemas e outros espaços. Mais de 2 mil produtores e agentes culturais pertencem ao cadastro da FCC.

Mais informações sobre o Mais Cultura nas Escolas podem em http://www.cultura.gov.br/maisculturanasescolas

Autor: SMCS

Fonte: SMCS