07.04.2022Produção paranaense A Mesma Parte de um Homem estreia no Cine Passeio

Estreia nesta sexta-feira (8/4), às 19h30, no Cine Passeio, o filme A Mesma Parte de um Homem. Dirigido por Ana Johann, o longa é uma produção curitibana e seu lançamento faz parte da programação da 2ª Mostra Curitiba de Cinema, que traz uma seleção de filmes rodados na capital paranaense.

Todas as sessões da mostra são realizadas na Sala Luz e têm ingressos gratuitos, que podem ser retirados na bilheteria do local uma hora antes da sessão.

A Mesma Parte de um Homem conta a história de Renata, interpretada por Clarissa Kate, que vive isolada numa vila rural com seu marido, Miguel, e sua filha adolescente, Luana. Um certo dia, eles são visitados por um homem desconhecido, Lui, que não tem ideia de quem é ou do que lhe aconteceu.

A chegada do estranho acaba gerando efeitos na família. Renata, que costumava sentir um medo constante, passa a despertar sentimentos e desejos que estavam adormecidos, o que a faz duvidar de algo que tinha aprendido, mas nunca questionado: a necessidade de um homem para se sentir segura.

Feminismo

Com esse pano de fundo, a narrativa do longa explora temas relacionados com o machismo e a liberdade feminina, além de discutir os papéis pré-concebidos de gênero. Como comenta a diretora e roteirista Ana Johann, “o filme também fala de papéis construídos pela sociedade do que é ser homem, do que é ser mulher, e eu enquanto roteirista posso sacudi-los”.

O produtor do longa, Argel Medeiros, complementa que o filme discorre ainda sobre a opressão do homem sobre a mulher, “e também como é tão difícil para as mulheres se libertarem dessa opressão”. Refletindo essa temática, a produção do filme foi composta majoritariamente por mulheres, que também formaram a maioria das chefes de equipe.

A Mesma Parte de um Homem foi filmado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ana Johann baseou a história e os personagens do longa na sua experiência pessoal, já que viveu até os 14 anos em uma vila rural no interior do Paraná. “O longa é sobre pessoas que cruzaram o meu caminho, memórias da minha infância, mas transvestidas em outros corpos, em outras histórias”, explica a diretora.

Masterclass

Como parte da programação da Mostra Curitiba de Cinema, o Cine Passeio também realizará, neste sábado (9/4), das 10h às 12h, uma masterclass com a diretora do longa sobre o tema: Formas de Narrar – da Escrita à Direção do Filme A Mesma Parte de um Homem. A inscrição deve ser feita pelo site do Cine Passeio.

No mesmo dia, haverá também um bate-papo presencial sobre Produzir Filmes em Curitiba (às 15h30) e a exibição do filme Estômago, de Marcos Jorge (às 19h30).

Serviço: Cine Passeio
Endereço: Rua Riachuelo, 410 – Centro

8 de abril (sexta-feira)
19h30 – Exibição do filme A Mesma Parte de um Homem