20.07.2014Primeiro seminário preparatório para Conferência Municipal Extraordinária reuniu mais de 100 pessoas

O primeiro seminário preparatório para a segunda etapa da Conferência Municipal Extraordinária de Cultura reuniu 112 pessoas na sede da Uninter, no último sábado (19). Durante quatro horas, o público presente pode conhecer mais os modelos de gestão pública adotados pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e pelo Instituto de Arte e Cultura (ICAC) e participar fazendo perguntas aos representantes das instituições.

A tarde começou com a palestra da delegada do Pinheirinho e Fórum das Entidades Culturais, Schirlei Mari Freder,  sobre a responsabilidade da sociedade civil no processo decisório que envolve a Conferência Municipal Extraordinária de Cultura. Em seguida, Paulo Ricardo Opuska, Superintendente do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP),  falou sobre o conceito de democracia deliberativa que é o modelo que começa a ser adotado pelo IMAP e pela Prefeitura Municipal de Curitiba. O presidente do ICAC, Nilton Cordoni, apresentou os programas permanentes mantidos pela instituição e prestou contas sobre a gestão e a relação do ICAC com a Fundação Cultural de Curitiba.

No último painel do dia, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, expôs os principais desafios enfrentados pela instituição e apresentou algumas das ações realizadas pela atual gestão da FCC. Após as palestras, os participantes puderam fazer perguntas durante duas horas para os gestores públicos.

Os próximos seminários acontecem dia 26 de julho e dias 2 e 9 de agosto, das 14h às 18h, na sede da Uninter – R. Luiz Xavier, 103, Centro – Edifício Moreira Garcez, 7º andar. Informações pelos telefones 3213-7522 e 3213-7566.

Veja a íntegra do seminário

Trajetória

A Conferência Municipal Extraordinária de Cultura foi realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho, e teve como uma de suas deliberações a divisão dos trabalhos em duas etapas, além da realização de seminários para aprofundar as discussões sobre quatro temas – gestão pública, participação cidadã, fomento e financiamento da cultura, e mapeamento cultural. A segunda etapa e a plenária final da Conferência Extraordinária estão agendadas para os dias 23 e 24 de agosto.

A primeira etapa da Conferência Extraordinária foi marcada por uma participação recorde. Os debates nas pré-conferências e na plenária inicial reuniram mais de 2.400 pessoas. A Conferência também foi marcada pela diversidade e pelo processo democrático, já que incorporou diversos setores da vida cultural da cidade que não participavam das políticas públicas para o setor. No primeiro encontro foram formulados três documentos básicos que fundamentarão os debates para a próxima fase.

Esta é a quinta conferência da história de Curitiba. As quatro anteriores aconteceram de forma ordinária, a cada dois anos. Desta vez, a convocação tem o objetivo de debater os marcos regulatórios do Sistema Municipal de Cultura, que é condição para Curitiba aderir ao Sistema Nacional de Cultura. Com a realização da Conferência Municipal Extraordinária, a intenção da Fundação Cultural de Curitiba é encaminhar, ainda no segundo semestre, para a Câmara Municipal, a Lei do Sistema Municipal de Cultura.

Seminários da I Conferência Municipal Extraordinária de Cultura
Local: Uninter – R. Luiz Xavier, 103 – Centro – Edifício Moreira Garcez, 7º andar.
19/07 – Gestão Pública.
26/07 – Participação Cidadã .
02/08 – Fomento e Financiamento a Cultura.
09/08 – Mapeamento Cultural.
Todos os sábados das 14h às 18h
Informações : 3213-7522 e 3213-7566

Os documentos podem ser encontrados no link http://cmc.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC