13.06.2018Prefeitura inicia os preparativos para restauro do Bondinho

A Prefeitura de Curitiba iniciou os trabalhos de preparação para o restauro do Bondinho da Rua XV, cartão postal da cidade. O local, que funcionava como posto de atendimento para o empréstimo gratuito de livros e atividades de incentivo à leitura, desenvolvidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), foi isolado com tapumes e plotagens que contam alguns detalhes da história do espaço.

Os procedimentos de elaboração do edital público para as obras de restauro do Bondinho, já estão sendo realizados e a entrega à população está prevista para 2019.

Durante as obras, o público poderá realizar empréstimos de livros e participar das ações de incentivo à leitura no Farol do Saber Miguel de Cervantes, localizado na Praça Espanha, e também numa das 15 casas da leitura espalhadas por vários bairros da cidade.

Bondinho
O Bondinho foi instalado na Rua XV em 27 de outubro de 1973, na sequência dos trabalhos de implantação do calçadão da Rua das Flores, com a função de constituir um elemento de animação do coração da cidade. A proposta era ser local privilegiado para o atendimento de crianças, enquanto os pais ou responsáveis iam às compras ou realizavam outras atividades na área do calçadão. Na segunda metade da década de 1980, funcionou como Serviço de Informações e Turismo de Curitiba. Em 1989, foi recuperado e retomou sua função como espaço cultural.

Desde que foi revitalizado em 2010, no lançamento do programa Curitiba Lê, quando se transformou no Bondinho da Leitura, a FCC realizou manutenção permanente do espaço com obras de reparos gerais, incluindo a limpeza de pichações feitas no local.

Atualmente, além de emprestar livros de literatura de forma simples e gratuita, o espaço desenvolve também ações de incentivo à leitura como contação de histórias, rodas de leitura entre outras. No acervo, os leitores encontram clássicos da literatura brasileira e universal, e obras atuais de autores brasileiros e estrangeiros. Estão disponíveis mais de 2.500 títulos para todas as idades.