29.06.2018Prefeitura e Câmara formalizam devolução de verba e fazem parceria de cultura

Ao lado da primeira-dama Margarita Sansone, o prefeito Rafael Greca recebeu, nesta quinta-feira (28/6), no Palácio 29 de Março, representantes da Câmara de Vereadores para formalizar a devolução de R$ 20 milhões para o município. O recurso faz parte da economia que o Legislativo conseguiu fazer do orçamento no primeiro semestre. Na ocasião, também foram assinados convênios para o restauro de 176 documentos históricos da Câmara pela Fundação Cultural de Curitiba.
“Eu digo muito obrigado pela devolução desses recursos, que serão usados na semaforização, melhorias nas condições de trabalho da guarda municipal; conservação dos bairros; e nas calçadas, que não são uma obrigação municipal, mas que vamos melhorar o acesso principalmente a creches a escolas, postos de saúde, e nas ruas que estão sendo revitalizadas”, disse o prefeito.
Greca afirmou ainda que os recursos vão ajudar a cumprir a promessa de entregar uma cidade melhor, mais bela e mais justa à população.
Restauro
Durante o evento, a Fundação Cultural também formalizou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para conservação, pela Casa da Memória, de 176 documentos históricos da Câmara de Vereadores. O objetivo é fazer a catalogação, digitalização, tratamento de imagens, inserção de imagens em sistema, inclusão de link, indexação, higienização, acondicionamento e guarda provisória de documentos históricos, além de exposições e publicações de interesse comum nas áreas de história, patrimônio histórico e artes. A duração do trabalho é de 24 meses. “Com isso, Curitiba passa a ser a única cidade do País a preservar integralmente sua memória”, disse o prefeito. “Uma cidade que quer ser moderna também tem que aprender a ser moderna”, afirmou Greca.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro, os documentos abrangem período de 1649 a 1937, como Atas da Câmara de 1649 a 1930; Livros de Audiência, livros de registros de ordens militares, de naturalização, cópias de leis municipais entre outros. “O objetivo é que a população tenha acesso a documentos históricos da cidade”, disse Ana Cristina.
Presenças
Também estiveram na cerimônia o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, os secretários de governo, Luiz Fernando Jamur; de Defesa Social,Guilherme Alberto; de Abastecimento, Luiz Gusi, de Meio Ambiente, Marilza Dias, e do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; os vereadores Bruno Pessuti, Mauro Ignácio, Dona Lourdes, Rogério Campos, Zezinho do Sabará, Tito Zeglin, Thiago Ferro, Tico Kusma, Helio Wirbiski, Dr. Wolmir, Maria Manfron, Beto Moares, e o líder do governo na Câmara de Vereadores, Pier Petruzziello.
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar