13.11.2017Prefeitura abre as inscrições para 35ª Oficina de Música de Curitiba

Estão abertas as inscrições para os 100 cursos da Oficina de Música de Curitiba. O prefeito Rafael Greca participou da reunião que marcou o início das inscrições. Serão ofertadas aproximadamente duas mil vagas para alunos de diversos níveis, de iniciantes a profissionais, nas categorias erudita, antiga e popular, além dos cursos nas Regionais Administrativas. As inscrições para a Oficina, que acontece de 27 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018, devem ser feitas no site www.oficinademusica.org.br.

O prefeito destacou que o tradicional evento sempre movimenta a cidade no início do ano. “A partir de hoje estão abertas as inscrições. Esperamos que essas três Oficinas que ocorrem juntas tragam alunos de todo o Brasil para compartilhar esses 12 dias intensos de programação”, disse Greca.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de dezembro de 2017. Para os cursos que terão pré-seleção o resultado será divulgado até o dia 15 de dezembro e o pagamento das inscrições poderá ser efetuado até o dia 22 de dezembro. Outro diferencial desta edição é a parceria com a Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – que irá emitir o certificado de extensão dos participantes da Oficina, pela Universidade da Belas Artes.

Com curadoria de Abel Rocha (coordenador de Música Erudita), Rodolfo Richter, (Música Antiga) e João Egashira (Música Popular Brasileira), a novidade da 35ª edição é que as três categorias acontecerão de forma simultânea, fortalecendo os laços da música e suas novas interfaces. A medida faz com que os alunos transitem entre espaços, explica Janete Andrade, coordenadora geral da Oficina de Música.

“Estamos otimizando o pessoal e a estrutura para garantir a qualidade da programação e cursos. Assim, mantemos nossa excelência. As pessoas irão ver que música não tem fronteira, tem as suas especificidades, uma fonte pode beber da outra”, garante Andrade.

Ao todo são 101 professores de todas as partes do Brasil e de outros países para ministrar os 39 cursos de música erudita, 9 da fase antiga, 16 do Projeto MusicaR e 36 de Música Popular Brasileira. A programação musical está sendo concluída, e já apresenta nomes de renomados músicos, como Emmanuele Baldini, Cristina Ortiz, James Johnstone, entre outros.

A Oficina de Música terá como sede principal a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), além de cursos de musicalização infantojuvenil nas Administrações Regionais com o Projeto MusicaR. A taxa de inscrição varia de acordo com o número de cursos e a modalidade: R$ 130 (um curso), R$ 195 (dois cursos) e R$ 234 (três cursos). Os cursos do MusicaR serão gratuitos.

MusicaR

O projeto MusicaR, que teve início nesse semestre nas regionais Cajuru e Tatuquara, será expandido durante a Oficina. Cerca de 200 crianças e adolescentes de até 17 anos poderão se inscrever nas 10 regionais da cidade e realizar cursos sob a supervisão dos professores Ângela Sasse, Luis Bourscheidt, Cris Alexandre, Guilherme Romanelli e um curso especial de Enny Parejo.

“Há 35 anos a Oficina de Música posiciona Curitiba no cenário brasileiro e mundial como referência na formação musical. Centenas de alunos se deslocam para cá, incentivando o turismo. Professores visitantes levam ao mundo a referência vanguardista de nossa cidade estabelecendo e fortalecendo laços culturais”, afirmou o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr.

Participaram também da reunião a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, e o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Cattani.

Parceiros – Promovida pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2018 tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio master da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná e apoio cultural do Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – UNESPAR, Faculdade de Artes do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Sanepar, Itaipu Binacional e Petrobras.

Oficina de Música de Curitiba – de 27 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018
Inscrições abertas de 13 de novembro a 10 de dezembro. Para os cursos que terão pré-seleção o resultado será divulgado até o dia 15 e o pagamento das inscrições poderá ser efetuado até o dia 22 de dezembro.

A taxa de inscrição: R$ 130 (um curso), R$ 195 (dois cursos) e R$ 234 (três cursos). Os cursos do MusicaR serão gratuitos.

Inscrições através do site: www.oficinademusica.org.br