14.04.2015Praça de Bolso do Ciclista terá exibição de curtas nesta quinta-feira

A Praça de Bolso do Ciclista recebe nesta quinta-feira (16), às 20h, o Esquenta FIDÉ, evento que antecede o Festival Internacional do Documentário Estudantil que acontece na Cinemateca de Curitiba entre os dias 24 e 26 de abril. Para a exibição na Praça de Bolso do Ciclista, foram programados cinco curtas-metragens projetados nas edições brasileiras anteriores do festival, originários de Portugal, Brasil, França, Alemanha e Finlândia.

Concebido e realizado na França desde 2008, o FIDÉ é uma importante plataforma para exibir, pensar e discutir a produção documental de estudantes do mundo inteiro. Em sua terceira edição, o festival exibirá 24 documentários realizados por estudantes de 12 países. A programação inclui ainda um debate, exposição fotográfica e pocket-show com entrada franca em todas as sessões. Mais informações podem ser conferidas no site fidebrasil.com.

100% independente - Iniciativa voluntária de um grupo de professores da Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR, o FIDÉ Brasil é realizado de forma totalmente independente desde sua primeira edição. A curadoria é dos realizadores e professores de cinema Eduardo Baggio, Demian Garcia e ElisandroDalcin, da jornalista com especialização em cinema Mariana Sanchez e do também realizador João Menna Barreto.

Sobre os filmes (Esquenta FIDÉ)
Lesoreilles n’ontpas de paupières (As Orelhas não têm Pálpebras – dir: EtienneChaillou – França – 8') A orquestra de Konz-Lager toca e encanta seu público.

Reality 2.0 (dir: Victor Orozco Ramirez – Alemanha – 11') «Era outono quando cheguei na Alemanha. Eu pensei que nesse país exótico eu poderia me distanciar um pouco do México, mas me enganei. Os traficantes conseguiram me levar de volta sem piedade» Um documentário de animaçãoque evidencia a violência interior deuma pessoa desterrada, que só consegue viver em seu país quando não está lá.

Uma cabeça pra cada cabelo (dir: Renato Ogata – Brasil – 16') arredores do Terminal Rodoviário do Guadalupe em Curitiba(PR), há um intenso comércio de cabelos.

Avô Cortiço (dir: Ricardo Cortiço – Portugal – 21') Retrato da história do inusitado negócio ao qual o avô do realizador dedicou praticamente toda a sua vida, que consiste na recolha, armazenamento e venda de azulejos portugueses industriais descontinuados, o que resultou na criação de um espólio riquíssimo, um verdadeiro tesouro tradicional português.

120dB (dir: Hanna-Mari Kuivalainen – Finlândia – 4'30") Antes das palavras, era apenas voz.Uma pessoa bem comportada não perde o controle em nenhuma situação.Na Finlândia todos seguem um silencioso acordo de não chamar atenção.Por que guardamos até as mais extremas emoções para nós mesmos?O que faz uma pessoa perder o controle? Nós descobrimos.

Serviço:
Esquenta FIDÉ
Quando: quinta-feira, 16 de abril, às 20h
Onde: Praça de Bolso do Ciclista (R. de São Francisco, 35 – Centro)
Ingressos: Entrada franca

Informações:
www.fidebrasil.com
www.facebook.com/fidebr

Autor: Assessoria de Imnprensa

Compartilhe:

imprimir voltar