11.07.2013 Portão Cultural tem mostra de filmes e encontro com famoso dublador Toru Furuya

A exposição Japão: Reino dos Personagens, em cartaz no Museu Municipal de Arte de Curitiba – MuMA, no Portão Cultural, terá novas atrações neste fim de semana. Nesta sexta-feira (12) começa a Mostra de Cinema Japonês e, no sábado (13), às 13h30, haverá um encontro com Toru Furuya, um dos dubladores mais renomados do Japão, conhecido mundialmente pelos personagens Amuro Ray (Móbile Suit Gundam), Yamcha (Dragan Ball), Seiva de Pégaso (Os Cavaleiros do Zodíaco), Mamuro Chiba (Sailon Moon), entre outros. As atividades acontecem no Cine Guarani, no Portão Cultural.

No encontro com os fãs, Toru Furuya falará sobre sua vida profissional e reproduzirá algumas cenas de animes (desenhos animados japoneses), juntamente com cosplayers (personagens fantasiados) previamente selecionados. Em seguida, Furuya fica disponível para uma sessão de autógrafos. Para participar do encontro é preciso se inscrever pelo e-mail cultura@c1.mofa.go.jp. O número de autógrafos será limitado, por isso haverá um sorteio entre os participantes.

Outra oportunidade para se encontrar com Toru Furuya é o talk-show que está sendo organizado pelo Consulado do Japão, no domingo (14), às 14h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. Na ocasião, Furuya conversará sobre sua atividade de dublador dos personagens japoneses que encantaram gerações em todo o mundo e reproduzirá as falas famosas desses personagens. O evento é gratuito, mas também é necessário fazer inscrição pelo e-mail cultura@c1.mofa.go.jp.

Mostra de cinema – A mostra de filmes organizada como atividade paralela da exposição Japão – Reino dos Personagens reúne a produção recente do cinema japonês. Serão exibidos seis filmes no Cine Guarani, de 12 a 18 de julho, nas sessões das 18h e 20h, todos com legendas em português. A entrada é gratuita.

O primeiro filme da mostra é A criança que busca vozes do abismo profundo (2011), uma história de amadurecimento, que envolve o amor de uma jovem e uma música misteriosa, vinda de um rádio de cristal que ficou como lembrança de um pai ausente. A produção From me to you (2010) narra as transformações da vida de uma adolescente ao entrar no Colegial e conhecer um estudante idolatrado por todos.

O filme After de flower (2009) é inspirado num conto japonês e revela o sentimento que nasce a partir de um duelo amigável com espadas de bambu, entre uma jovem e um espadachim de casta socialmente inferior. Shodo Girls (2010) tem como pano de fundo uma competição de desempenho caligráfico da cidade de Ehime – o Shodo Performance Koshien. A cidade é famosa pelo seu papel na arte da caligrafia japonesa.

Na mostra será exibido também o filme Swing Girls (2004), sobre as artimanhas de 13 meninas que fazem de tudo para fugir das aulas de reforço de matemática e acabam por formar uma banda de jazz. Por último, a mostra apresenta o filme The chef of South Polar, baseado em fatos reais. O filme conta a história de oito homens que, por um ano e meio, viveram na estação de Fuji Dome, no Pólo Sul, onde a temperatura média é de 57° abaixo de zero. O drama maior é vivido pelo cozinheiro encarregado da alimentação, que naquelas circunstâncias tem que criar os pratos de cada dia.

Serviço:
Mostra de Cinema Japonês
Local: Cine Guarani – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3.430 – Portão).
Datas e horários: de 12 a 18 de julho de 2013, às 18h e 20h (exceto segunda-feira)
Entrada franca

Encontro e Sessão de Autógrafos com Toru Furuya
Local: Cine Guarani – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3.430 – Portão).
Data e horário: 13 de julho de 2013 (sábado), às 13h30.
Inscrições gratuitas pelo e-mail cultura@c1.mofa.go.jp

Talk-show com Toru Furuya
Local: Auditório do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico)
Data e horário: 14 de julho (domingo), às 14h.
Inscrições gratuitas pelo e-mail cultura@c1.mofa.go.jp

Programação da Mostra de Cinema Japonês:

12 de julho
18h – A criança que busca vozes do abismo profundo (Japão, 2011 – 116’ – animação – colorido – dvd). Direção: Makoto Shinkai. Classificação 12 anos
20h – From me to you (Japão, 2010 – 128’ – drama – colorido – dvd). Direção: Naoto Kumazawa. Classificação 12 anos

13 de julho
18h – After the flower (Japão – 2009 – 107’ – drama – colorido – dvd).
Diretor: Kenji Nakanishi. Classificação 12 anos
20h – Shodo Girls (Japão, 2010 – 120’ – drama – colorido – dvd). Direção: Ryuichi Inomata. Classificação 14 anos

14 de julho
18h – Swing Girls (Japão, 2004 – 105’ – comédia – colorido – dvd). Diretor / Roteiro: Shinobu Yaguchi. Classificação 12 anos
20h – The chef of South Polar (Japão, 2009 – 125’ – drama/comédia – colorido – dvd). Diretor / Roteiro: Shuichi Okita. Classificação 14 anos

16 de julho
18h – After the flower
20h – From me to you

17 de julho
18h – A criança que busca vozes do abismo profundo
20h – The chef of South Polar

18 de julho
18h – Swing Girls
20h – Shodo Girls

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar