21.02.2018 Portão Cultural recebe shows e oficinas de ritmos tradicionais brasileiros

O grupo Paranambuco realiza neste fim de semana (23 a 25/2), no Auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural, o projeto Orun Ayê, que consiste numa série de ações com entrada gratuita para aproximar o público curitibano de ritmos tradicionais brasileiros. Serão promovidas três oficinas seguidas de pocket shows, além de seis shows do Paranambuco com participações especiais.

Criado em 2010, o Paranambuco é formado pelo pernambucano Matheus Braga, a paranaense Jô Nunes, o paranaense Bruno Klammer, o mineiro Fred Pedrosa e o catarinense José Navarro. O trabalho autoral surgiu a partir do estudo da musicalidade tradicional brasileira, sendo parte dele dedicada aos Orixás cultuados na Umbanda.

“Toda manifestação cultural tem o objetivo de fazer permanecer uma história. Então, ao reunir e apresentar diferentes regionalidades, nossa intenção é fortalecer a identidade do Brasil. Por meio de ritmos brincantes e da interação com a plateia, queremos propor que a diversidade do nosso país seja valorizada”, conta Matheus.

Programação – A primeira minitemporada começa no dia 23 de fevereiro, às 14h, com a oficina Brincando Coco e um pocket show. Os participantes terão contato com a história do coco, além de aprender a tocar alguns instrumentos e fazer uma roda de dança. Com duração de 1h30, a oficina é aberta a pessoas de todas as idades e não requer inscrição prévia.

No dia 24, o show ocorre às 20h e, no dia 25, às 19h. O grupo traz o repertório do álbum Orun Ayê, com ritmos como baião, coco, samba, maracatu e xote, além de ijexá, toruá, barravento, puxada de rede e jongo. As apresentações também terão a presença do rabequeiro e percussionista Carlos Ferraz, uma das principais referências da cultura popular e da capoeira angola em Curitiba.

Carlos já integrou o grupo Mundaréu e atuou no espetáculo Rosa Armorial. O artista fez turnês pela Europa com o grupo Forró de Rabeca e fundou a Orquestra de Berimbaus, do grupo Capoeira Angola Resistência e Arte. Também criou o primeiro Festival de Forró de Curitiba e executou o trabalho autoral Carlinhos Ferraz e Forró de Rabeca.

Serviço:
Paranambuco apresenta: Orun Ayê – 1ª minitemporada
Sexta-feira, 23 de fevereiro, às 14h – Oficina “Brincando Coco” e pocket show
Sábado, 24 de fevereiro, às 20h – Show Paranambuco – participação de Carlos Ferraz
Domingo, 25 de fevereiro, às 19h – Show Paranambuco – participação de Carlos Ferraz
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural (Av. República
Argentina, 3.430)
Entrada franca

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar