29.04.2016Portão Cultural recebe projeto multimídia ‘"A Floresta que Anda" neste sábado

Curitiba será a primeira cidade a receber o projeto #aflorestaqueanda.doc, desdobramento da pesquisa iniciada por Christiane Jatahy em ‘A Floresta que Anda’, montagem que estreou no Rio de Janeiro em outubro de 2015. O trabalho é um híbrido entre as fronteiras das artes visuais, cinema, documentário e performance. As apresentações acontecem neste sábado (30), no Portão Cultural, em sessões às 16h, 17h, 18h, 19h, 20h e 21h com entrada franca.

Desta vez, o espaço cênico funcionará como uma galeria de arte, abrigando uma vídeo instalação, composta por quatro telas que vão exibir histórias de pessoas jovens que tiveram a sua vida atravessada pelo atual sistema político e econômico brasileiro e também mundial.

A experiência será diferente em cada cidade por onde o projeto passar, com novos vídeos feitos no momento, com depoimentos de atores e não-atores. ‘Serão atores que contam histórias reais de outras pessoas como se fossem suas, como também pessoas do público que poderão participar construindo conosco esses documentários ao vivo’, explica Jatahy.

Para isso, um set de filmagem será montado no MuMa, onde as entrevistas serão filmadas com a mesma estética dos quatro vídeos iniciais do trabalho. Assim como nos documentários da video-instalação, a temática das entrevistas será a mesma, mostrando histórias de vida atropeladas pelo sistema político, econômico e social.

Todo o projeto é marcado por elementos caros ao processo de criação de Jatahy, como a direção ao vivo, a presença do público como elemento fundamental e a interação com a linguagem cinematográfica e seus suportes de projeção.

 

Sobre Christiane Jatahy

Nos últimos 15 anos, Christiane Jatahy se dedicou à pesquisa de novas possibilidades cênicas. Espetáculos como ‘Carícias’ (2001) e ‘Leitor Por Horas’ (2006) já apresentavam novos pontos de vista ao espectador. O processo se intensificou com a trilogia formada por ‘Conjugado’ (2004), ‘A Falta que nos Move’ (2005) e ‘Corte Seco’ (2009). Nesta última, a diretora fazia intervenções ao vivo, a estrutura dramatúrgica mudava a cada noite e o vídeo começa a ser usado como parte fundamental da ação.

Em seguida, ‘A Falta que nos Move’ dá origem a um longa-metragem homônimo, filmado por treze horas consecutivas e sem interrupções. Os atores eram dirigidos sigilosamente por mensagem de texto e os cortes só foram feitos na edição. Além da versão editada que chegou aos cinemas, as treze horas de filmagem foram exibidas na íntegra – em três telas, uma com o conteúdo de cada câmera – em uma performance cinematográfica.

A fricção entre a linguagem teatral e a cinematográfica se estabelece como motor da nova trilogia, formada por ‘Julia’, ‘E Se Elas Fossem para Moscou?’ e ‘A Floresta que Anda’. Os três espetáculos tem textos clássicos como pano de fundo e trazem enfoques diversos de temas políticos e sociais do mundo contemporâneo.

#AFLORESTAQUEANDA.DOC
Dia 30/04, sábado
Performances às 16h, 17h, 18h, 19h, 20h e 21h

Museu Municipal de Arte (MuMa)
Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – PortãoTel: (41) 3329-2801
Duração: 50 minutos
Entrada franca


FICHA TÉCNICA
"A FLORESTA QUE ANDA", de Christiane Jatahy
Inspirado em Macbeth", de William Shakespeare
com Julia Bernat e performers convidados
Criação, e direção ao vivo Christiane Jatahy
Direção de fotografia, iluminação e câmera ao vivo: Paulo Camacho
Concepção cenário –Christiane Jatahy e Marcelo Lipiani
Direção de arte e cenário – Marcelo Lipiani
Projeto de som e sonoplastia – Estevão Case
Colaboradores artísticos – Isabel Teixeira e Stella Rabello
Figurino – Fause Haten

Consultoria de vídeo – Julio Parente
Assistente de direção e interlocução artística – Fernanda Bond
Assistente de Iluminação – Leandro Barreto
Assistente de palco – Thiago Katona
Operação de vídeo – Felipe Norkus
Mixagem som ao vivo – Francisco Slade
Fotos – Aline Macedo
Projeto Gráfico – Radiográfico
Midias Sociais – Rafael Medeiros
Assessoria de Imprensa – Factoria Comunicação

Gestão e Acompanhamento – Tatiana Garcias
Assistentes de produção: Lina Miguel e Thiago DiDeus
Produção Executiva – Nathalia Atayde
Direção de produção e tour manager – Henrique Mariano

Co-produção: Le CENTQUATRE-PARIS, TEMPO_FESTIVAL, CENA CONTEMPORANEA e SESC
Patrocínio da Cia: Petrobras
Um projeto da Cia Vértice de Teatro

Compartilhe:

imprimir voltar