25.02.2014Portão Cultural ficará aberto nos dias de Carnaval com várias atrações gratuitas

O Portão Cultural, espaço que abriga salas de exposições, cinema, teatro e biblioteca, localizado ao lado do Terminal do Portão, estará em pleno funcionamento durante os quatro dias de Carnaval. A Fundação Cultural de Curitiba programou uma série de atividades para manter o espaço animado, com muitas atrações das 10h da manhã às 10h da noite.

As opções do Portão Cultural, durante as 12 horas em que permanecerá aberto, de sábado até terça-feira (1º a 4 de fevereiro), inclui aulas de tai chi chuan, oficinas, shows musicais, contação de histórias, espetáculo circense, filmes, exposições, além de jogos gigantes, pintura infantil e uma feira de gastronomia e artesanato, que será montada na área de estacionamento. À exceção do espetáculo de circo, todas as demais atrações são gratuitas.

As aulas de tai chi chuan acontecem nos quatro dias, das 10h30 às 11h30, no bosque do Portão Cultural, com orientação da professora Solange Huang. A Casa da Leitura Wilson Bueno estará aberta para leituras, pesquisas, empréstimo de livros, e no período da tarde terá sessões de contação de histórias para crianças e rodas de leitura (a partir de 12 anos). Das 14h às 19h, o artista plástico Carlos Henrique Tullio estará na Sala de Ação Educativa do Museu Municipal de Arte com a oficina “Mãos à Obra”. É uma opção para adolescentes e adultos que queiram ter uma experiência com o uso de tintas, telas, pincéis, recortes, papéis coloridos e outros materiais que servem à criatividade artística.

No domingo (2), às 17h, o Portão Cultural promove uma atração circense. A Companhia Palhaço Estilingue apresenta, no auditório Antonio Carlos Kraide, o espetáculo “Estilingando”, unindo a comicidade do palhaço às técnicas de mágica e malabares. Os ingressos custam R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada), e são gratuitos para crianças com menos de 5 anos. O auditório estará ocupado na segunda e terça-feira (3 e 4), às 18h, com o show de lançamento do CD “Dois em Um”, dos músicos Glauco Sölter e Sérgio Albach. Entrada franca também para este show.

Cinema e exposições – O Cine Guarani terá uma programação especial nos quatro dias de folia. Serão exibidos filmes com temas relacionados ao Carnaval e à música brasileira: “Alma carioca – Um choro de menino” (animação infantil), “Cartola – Música para os olhos”, “Noel – Poeta da Vila”, “Cinesamba” (coletânea de quatro curtas-metragens sobre o samba) e “Samba Riachão”.

Seis diferentes exposições poderão ser visitadas nas salas do Museu Municipal de Arte – MuMA e do Centro de Arte Digital. Uma das mais interessantes é a do II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil, que apresenta trabalhos de fotógrafos portugueses contemporâneos que discutem o tema “memória” e exploram imagens ligadas a arquivos, diários e álbuns. Também em cartaz está a mostra de litogravuras “A Imagem (Des)construída”, uma coletiva de artistas que freqüentam os ateliês do Museu da Gravura. Antecipando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, o MuMA apresenta uma exposição de obras do seu acervo que refletem a visão de mundo da mulher artista. Outra exposição é “Alemanha de A a Z”, que oferece uma visão bem-humorada, educativa e autocrítica daquele país e de seus habitantes.

O Portão Cultural divulga a arte digital, e nos dias de Carnaval apresenta as mostras “Antitotem”, que explora a inserção da tecnologia em espaços urbanos, e a instalação “Crescografia”, composta por diversos tipos de plantas "hackeadas" e que através da criação, reciclagem e subversão de objetos tecnológicos, possibilitam novas percepções espaciais, sonoras, visuais e corpóreas nas relações humanas com plantas e natureza.
A área externa do Portão Cultural também terá programação. O Instituto Curitiba de Turismo montará na área do estacionamento uma feira de gastronomia e artesanato. Junto às barracas haverá jogos infantis, com monitores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Confira a programação completa do Carnaval no Portão Cultural:

1º a 4 de março
Horários de funcionamento dos espaços:
Portão Cultural: 10h às 22h
Feira de artesanato: 10h às 22h
Casa da Leitura Wilson Bueno:10h às 19h
Jogos gigantes: 10h às 19h
Pintura infantil: 14h às 18h (de domingo a terça-feira)

1º a 4 de março
MuMA – II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil, A Imagem (des)Construída, Mirada de Gênero: A Perspectiva Feminina e Alemanha De A A Z
Centro de Arte Digital – Antitotem e Crescografia
Visitação das exposições, das 10h às 22h – Ingresso: gratuito