09.07.2014Portal traz destaque fashion-cultural das cidades-sede da Copa do Mundo

Está no ar Fashion Culture Brasil. É de Curitiba o projeto vencedor no grupo Moda do Eixo Criativo do Concurso 2014 do MinC

Um Brasil com “s” para ingleses, franceses, alemães, italianos, americanos, sul-africanos e outras nacionalidades verem. Está no ar o portal Fashion Culture Brasil, que traz os destaques da moda e do design das doze cidades-sede que estão atraindo turistas de 32 países envolvidos no mundial de futebol.

Com coordenação editorial da jornalista Nereide Michel e direção de arte do produtor Paulo Martins, o portal foi o único escolhido do grupo de Moda no Eixo Brasil Criativo, do Concurso 2014, realizado pelo Ministério da Cultura. O projeto teve apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) que promoveu, em setembro de 2013, oficina gratuita de capacitação para a participação no edital do Ministério da Cultura.
"Foi muito importante participar do whorkshop porque através dele foram esclarecidas algumas dúvidas sobre a proposta do edital e assim nos deu segurança para a elaboração de um projeto dentro de uma boa ideia", afirmou Paulo Martins.

O site bilíngue (português-inglês) reflete o autêntico lifestyle brasileiro por meio de seus estilistas, designers e marcas de cada região. Pela sua abrangência, o Fashion Culture Brasil envolveu o trabalho de pesquisa e curadoria de “craques” do jornalismo de cada capital onde estão sendo realizados os jogos do campeonato mundial: Adélia Lopes (Curitiba), Aline Ebert (Porto Alegre), Creuza Medeiros (Cuiabá), Cristina Pioner e Germana Cabral (Fortaleza), Fernanda Matos (Salvador), Lu Catoira (Rio de Janeiro), Marta De Divitiis (São Paulo), Mazé Mourão (Manaus), Natália Dornellas (Belo Horizonte), Phelipe Rodrigues (Recife), Roberta Pimenta (Natal) e Thiago Malva (Brasília).
Segundo Paulo Martins, “inicialmente quisemos mostrar o espaço que a moda autoral está conquistando nas cidades que estão recebendo o maior fluxo de turistas durante a competição. Mas no decorrer do projeto percebemos que este trabalho de verdadeiro garimpo deve continuar a ser alimentado, pois será um espaço de visibilidade para os criadores e toda a cadeia da indústria criativa ”.

Cada cidade contempla no portal um estilista representativo, guia de eventos culturais e curiosidades da culinária regional. Além disso, um roteiro fashion traz um raio-X dos ateliês de moda autoral e associações que trabalham com produtos sustentáveis. Tudo com endereços e indicações para que os interessados possam se localizar e sejam incentivados a conhecer pessoalmente os espaços e seus produtos. Complementando a parte de moda, cada jornalista pinçou na rua pessoas que representam o street fashion de cada cidade-sede do mundial.

Em outro link, A Moda como Cultura, destaque para estilistas que já se tornaram emblemáticos ao buscar na cultura brasileira fonte de inspiração para suas coleções. Nele estão o cearense Lino Villaventura, o mineiro Ronaldo Fraga, a baiana Márcia Ganem e o paranaense Silmar Alves. "Fizemos tudo com muito critério. Acreditamos que um importante canal se abriu para a moda autoral no Brasil”, observa Nereide Michel.

Há mais de uma década, a jornalista Nereide Michel e o produtor Paulo Martins têm realizado um trabalho que promove o diálogo da Moda com a Cultura através de eventos como o Curitiba Fashion Art e o concurso Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda. “Em um mundo globalizado é essencial valorizar a identidade local para que esta inspire produtos diferenciados e atrativos para o mercado nacional e internacional. A identidade é um dos pilares da economia criativa”, avalia a jornalista.

Além de ampliar a visibilidade da moda autoral brasileira, o Fashion Culture Brasil tem como objetivo contribuir para uma imagem brasileira que vai além do futebol e do carnaval num momento em que as atenções do mundo se voltam para o nosso país. “A diversidade e a criatividade do brasileiro estão representadas no Portal por meio dos pequenos e micro criadores locais”, destaca Paulo Martins.
O conteúdo do portal Fashion Culture Brasil também pode ser acessado e baixado em smartfones e tablets nos totens interativos instalados no Espaço Cultura, presente em todas as cidades-sede da Copa do Mundo.