28.08.2019Pesquisadores debatem gestão de acervos para memória das comunidades negras

No próximo sábado (31), às 10h, a Casa Romário Martins receberá uma roda de conversa sobre pesquisa e gestão de acervos para a história e memória das comunidades negras no Sul do país. Organizada pela Superintendência do IPHAN no Paraná, juntamente com a Diretoria do Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, a atividade reunirá vários técnicos e pesquisadores de instituições científicas, museais e arquivísticas do estado do Paraná, que apresentarão seus relatos de experiência nesse campo. Os participantes também vão discutir os métodos, desafios e potenciais de seus respectivos trabalhos.

Um dos propósitos da atividade é estabelecer um diálogo entre as exposições “Clubes Sociais Negros do Paraná” e “Presença negra em Curitiba”, as quais se encontram abertas à visitação até o fim de novembro na Casa Domingos Nascimento Sobrinho (sede do IPHAN-PR) e na Casa Romáro Martins (FCC), respectivamente. A roda de conversa será integrada pelas seguintes profissionais e discussões:

Maria Luiza Baracho (DPC-FCC) – Construção e repercussões da exposição “Presença negra em Curitiba”.
Joseli Mendonça (História-UFPR) – Pesquisa e difusão de acervos relativos à história e memória da presença negra em Curitiba.
Tatiana Marchette (Arquivo Público do Paraná) – Construção e repercussões do catálogo seletivo de documentos “Referentes aos africanos e afrodescendentes livres e escravos” (Paraná, 1853-1888).
Liliana Porto (MAE-UFPR) – Construção e gestão de acervos relativos a culturas populares de matriz africana no Paraná.
Thiago Hoshino, Miriane Figueira & Caroline Blum – Pesquisa e gestão do acervo da Sociedade Operária Beneficente Treze de Maio.
Geslline Giovana Braga – Os acervos no mapeamento dos Clubes Sociais Negros do Paraná.
Tatiana Takatuzi – Construção e repercussões da exposição “Clubes Sociais Negros do Paraná”.

Roda de conversa Pesquisa e gestão de acervos – História e memória das comunidades negras
Local: Casa Romário Martins (Largo Coronel Enéas, 30, Largo da Ordem, São Francisco – Curitiba/PR)
Data: 31 de agosto de 2019, sábado, às 10h