23.11.2018Pesquisa sobre o Vocal Brasileirão é tema de palestra no Conservatório

A pesquisadora da história do Vocal Brasileirão, Juju Fontoura, faz uma conversa sobre o estudo que já virou livro, nesta segunda-feira (26/11), no Conservatório de MPB de Curitiba. A palestra deve mostrar como foi realizada a pesquisa para a produção do livro, além do conteúdo da publicação mostrando de forma resumida a história do Brasileirão desde a sua formação, em 1994, no Conservatório até os dias atuais.

“O objetivo é iniciar o público no universo da música paranaense, estimulando as pessoas a valorizarem a formação musical da região e ampliar o conhecimento nesse campo por meio de uma grande referência artística: o Vocal Brasileirão”, comentou a pesquisadora.

Sobre o livro
"Vocal Brasileirão – Uma História", escrito pela pesquisadora Juju Fontoura e realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, traz um resgate da história deste grupo vocal desde o seu nascimento, em 1994, no Conservatório de MPB de Curitiba até os dias atuais, período em que o grupo se destaca dividindo o palco com grandes nomes da MPB como Joyce Moreno, Boca Livre, Quarteto em Cy, Sá & Guarabyra e outros.

Por meio de revisão bibliográfica, análise documental em fontes primárias e secundárias e entrevista em profundidade com maestros, cantores e instrumentistas, foi possível remontar uma versão completa da história deste grupo que hoje já faz parte do patrimônio musical do Paraná.

O projeto do livro foi realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Palestra "Vocal Brasileirão – Uma História" com a pesquisadora Juju Fontoura

Data: Segunda-feira, 26 de novembro