14.01.2011Pesquisa analisa demanda turística na Oficina de Música

Até 29 de janeiro, equipes do Instituto Municipal de Turismo e da Fundação Cultural de Curitiba vão percorrer os principais espetáculos da Oficina de Música de Curitiba para analisar o perfil dos turistas que vêm à cidade atraídos pelo evento.

"A Oficina de Música é um dos principais acontecimentos do nosso calendário e movimenta cada vez mais nossa cidade", explica a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika. A estimativa inicial é que aproximadamente 20% do público dos espetáculos sejam turistas.

"Além de termos uma ideia quantitativa, com a pesquisa analisamos o perfil, comportamento e a opinião dos visitantes sobre a capital paranaense e definimos estratégias para atrair novos turistas, aumentar seu tempo de permanência na cidade e também para melhorar ainda mais a programação do evento", diz Juliana.

Pela primeira vez, o levantamento de dados é feito na Oficina de Música. Eles servirão para compor o estudo Demanda Turística de Curitiba, realizado anualmente e premiado no fim do ano passado pelo Ministério do Turismo como uma das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional de 2010 .

As melhores práticas foram escolhidas em 13 categorias: Infraestrutura Geral; Acesso; Serviços e Equipamentos Turísticos; Atrativos Turísticos; Marketing e Promoção do Destino; Políticas Públicas; Cooperação Regional; Monitoramento; Economia Local; Capacidade Empresarial; Aspectos Sociais; Aspectos Ambientais; e Aspectos Culturais. Curitiba foi a capital vencedora em Monitoramento.

"Esse tipo de reconhecimento faz com que Curitiba confirme sua vocação para o turismo e mostre que é referência também em planejamento e monitoramento", diz Juliana.

A pesquisa Demanda Turística de Curitiba é feita nos principais acessos para a entrada na cidade:

Aeroporto Afonso Pena, Rodoferroviária e BRs 277 e 376. Recentemente foi ampliada para os maiores eventos da cidade: Festival de Curitiba, WTCC, Paraná Business Collection, programação de Natal, Stock Car e os espetáculos da Virada Cultural.

Na pesquisa são coletados dados como Estado de origem, renda, escolaridade, tempo de permanência e gasto diário dos turistas.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: PMC

Compartilhe:

imprimir voltar