27.07.2010Peça de Fátima Ortiz no Teatro Novelas Curitibanas

O espetáculo “Já viu como um pinguim anda? ou Cuidado, um abismo nublado pode estar tramando algo inimaginável”, baseada em textos de Luiz Felipe Leprevost e dirigido por Fátima Ortiz, é o cartaz do Teatro Novelas Curitibanas. As apresentações acontecem de quinta a domingo, sempre às 20h, e o público tem até 29 de agosto para conferir a montagem. O trabalho é realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba.

A peça é uma criação do Círculo de Encenação e Pesquisa Pé no Palco. A idealizadora do projeto e diretora adjunta é Vanessa Corina, que também faz parte do elenco. O tema principal da montagem é Curitiba. A cidade leva o nome de SinGélida, um lugar cinza e singelo. Fatos antigos, como a neve de 1975, e também mais recentes, como o caso do casal homossexual que foi proibido de ser sócio de um tradicional clube, levam o público a descobrir a personalidade escondida dos moradores chamados de “singélidos”.

Para dar corpo e voz ao texto, a história é contada pelos bufões, que se assemelham aos marginalizados pela sociedade de massa: miseráveis, loucos, deformados e desajustados. O espetáculo deu possibilidade ao grupo de continuar a pesquisa sobre o bufão, já realizada na peça Rumo à Terra, baseada na obra Folhas de Relva, de Walt Whitman.

Alguns dos textos, publicados originalmente no blog de Leprevost, foram adaptados para o palco. “O meu trabalho conversa muito com Curitiba. As questões da cidade me interessam. Eu gosto dessa mitologia curitibana, de descobrir o que há de peculiar, estranho e encantador por aqui”, diz o escritor. Apesar da peça possuir forte teor lúdico, ela também apresenta aspectos políticos, denúncias e ironias cruéis e secas.

Quem dá vida ao figurino dos bufões é a rainha do papel Efigênia Rolim, que utiliza vestimentas entulhadas de joias e lixos. Ela inclusive aparece em muitos dos vídeos reproduzidos durante o espetáculo e que foram gravados em pontos turísticos de Curitiba. Leprevost e o compositor Troy Rossilho criaram as músicas da trilha da tragicomédia.

Peça teatral “Já viu como um pinguim anda? ou Cuidado, um abismo nublado pode estar tramando algo inimaginável”
Data e horário: temporada de apresentações até 29 de agosto, (quinta a domingo), às 20h
Local: Teatro Novelas Curitibanas - Rua Carlos Cavalcanti, 1.222
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)