02.05.2017Pavilhão Étnico: o abrigo de todas as gentes

A Prefeitura de Curitiba lançará, no próximo domingo (7),  o Pavilhão Étnico de Curitiba, programa que atende às propostas do Plano Municipal de Cultura e aos anseios das etnias e da cultura das Manifestações Populares, explica o coordenador de Etnias, Carlos Hauer. “Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e os grupos étnicos, o Pavilhão tem como proposta gerir e organizar a diversidade cultural étnica da capital. A história dos nossos antepassados precisa ser valorizada, incentivada, mostrada e perpetuada”, diz Hauer.
O Pavilhão Étnico não é um lugar, mas a marca de todas as culturas, através dos seus costumes: música, dança, arte, comidas típicas e história, e tudo isso será apresentado à população, aos domingos, no Memorial de Curitiba.”O Pavilhão Étnico trará uma série de atrações para mostrar a influência desses povos na formação e no crescimento de Curitiba. Exposições, Festival de Culinária Regional, Teatro da História Curitibana e um grande Coral são apenas algumas das manifestações étnicas que vão compor esse grande Pavilhão, para que a população e os visitantes conheçam na essência o valor da sua gente”, adianta o coordenador.
Curitiba é uma cidade colorida, ela veste as cores de todas as gentes. Todos os povos, raças, países, aqui estão representados na descendência dos imigrantes que ajudaram a construir e a desenvolver a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. “Essa miscigenação será representada pela apresentação de 35 grupos folclórico. Até mesmo as flores que vão decorar o ambiente estarão representando os países de origem. É como se cada povo colhesse o fruto gerado pela semente trazida pelos antepassados”, diz o coordenador Carlos Hauer.

Lançamento do Pavilhão Étnico
Domingo (07), 10 horas