04.04.2018Paranambuco faz shows gratuitos no CMPB com participação da cantora Janine Mathias

Com a participação especial da cantora e compositora Janine Mathias, o grupo Paranambuco realiza, nos dias 7 e 8 de abril (sábado e domingo), dois shows no Conservatório de MPB de Curitiba. As apresentações são às 11h30 e tem entrada gratuita.

As ações integram a segunda minitemporada do projeto “Paranambuco apresenta: Orun Ayê”, que promove atividades para aproximar o público curitibano de ritmos tradicionais brasileiros.

O trabalho autoral do Paranambuco surgiu em 2010, a partir do estudo da musicalidade tradicional brasileira. O grupo é formado pelo pernambucano Matheus Braga, os paranaenses Jô Nunes e Bruno Klammer, o mineiro Fred Pedrosa e o catarinense José Navarro. O trabalho autoral surgiu a partir do estudo da musicalidade tradicional brasileira, sendo parte dele dedicada aos Orixás cultuados na Umbanda. Nos shows, o repertório do álbum “Orun Ayê” traz ritmos como baião, coco, samba, maracatu e xote, além de ijexá, toruá, barravento, puxada de rede e jongo.

“Toda manifestação cultural tem o objetivo de fazer permanecer uma história. Então, ao reunir e apresentar diferentes regionalidades, nossa intenção é fortalecer a identidade do Brasil. Por meio de ritmos brincantes e da interação com a plateia, queremos propor que a diversidade do nosso país seja valorizada”, conta Matheus.
Participação
O público também poderá conferir o trabalho de Janine Mathias, que mescla elementos do rap, hip-hop, soul e samba. A artista, que prepara o lançamento do álbum “Dendê” para este ano, já dividiu o palco com nomes como Tássia Reis e Karol Conka. Além disso, Janine realiza o “Samba da Nega”, evento que conta com mais de 50 edições.

A minitemporada anterior do projeto “Paranambuco apresenta: Orun Ayê” teve como convidado o rabequeiro e percussionista Carlos Ferraz, uma das principais referências da cultura popular e da capoeira angola em Curitiba. A edição aconteceu em fevereiro, no Portão Cultural, com dois shows e a oficina “Brincando Coco”.

Serviço – Show Paranambuco apresenta Orun Ayê – 2ª minitemporada com participação de Janine Mathias
Data: 7 e 8 de abril (sábado e domingo)
Horário: 11h30
Local: Conservatório de MPB de Curitiba – Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco
Entrada gratuita
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar