17.01.2019Paiol Digital de janeiro vai mostrar a união de música e tecnologia

Em clima de Vale do Pinhão, a edição de janeiro do Paiol Digital – Especial Oficina de Música de Curitiba irá reunir quatro nomes que mostram que algo realmente inovador está acontecendo na música da capital. Raissa Fayet, Ramiro Pissetti, Rafael Bley (Didones) e James Feeler vão dividir o palco do Teatro do Paiol na próxima sexta-feira (18/1), a partir das 19h, para contar suas trajetórias artísticas, explicar como a tecnologia tornou-se aliada da cena musical curitibana e, é claro, dar uma palhinha juntos. A Mediação é de Karla Keiko.

Com um formato inovador, o primeiro Paiol Digital de 2019 começará com uma “jam-session” dos quatro artistas, em que eles vão tocar de improviso como forma de estimular a criatividade e a participação do público. “Curitiba vai respirar música em janeiro e o Paiol Digital não poderia deixar de tratar deste tema, mas de uma forma surpreendente, dentro do conceito do Vale do Pinhão”, conta Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, em referência ao movimento da Prefeitura e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente da inovação de Curitiba.

Ela ressalta ainda que, para integrar o Paiol Digital na programação da Oficina de Música, o evento gratuito teve, excepcionalmente, a data antecipada para a próxima sexta-feira (18/1). “Normalmente, o Paiol Digital ocorre na última terça-feira de cada mês”, lembra ela.

Promovido pelo Vale do Pinhão, o evento no Teatro do Paiol já está na oitava edição e, desde junho do ano passado, reúne nomes que fogem do lugar comum quando o assunto é inovação e empreendedorismo criativo.

Trajetórias
Durante a edição de janeiro do Paiol Digital, os quatro artistas vão explicar como os recursos tecnológicos estão ajudando a criar, através da música, novas manifestações culturais, estéticas e sociais. “O modo de compor e de ouvir música é fortemente influenciado pela tecnologia de uma sociedade”, lembra a cantora e atriz curitibana Raissa Fayet, que vai falar sobre o tema “Música como tecnologia social e ambiental”. Uma das grandes revelações da nova MPB, a artista é famosa por sua versatilidade. Faz trompete de boca, beatbox, loop e toca violão, além de compor a maior parte das músicas que interpreta.

O evento ainda terá a participação do produtor, pesquisador e artista audiovisual Ramiro Pissetti, que vai dividir com o público suas experiências em projeções audiovisuais em espetáculos musicais e festivais internacionais de arte e tecnologia; o produtor Rafael Bley (Didones), que vai falar sobre o tema “A influência da tecnologia na indústria da música”; e o produtor James Feeler (Jamute), que irá compartilhar conhecimentos sobre som, percepção e evolução dentro da cena musical brasileira e internacional.

O Paiol Digital é organizado pela Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura e responsável pelo fomento do Vale do Pinhão, e tem o apoio da Fundação Cultural. Como nas demais edições o público poderá participar de um network no Espaço Gourmet do teatro.
Serviço: Paiol Digital – Episódio VIII
Data: sexta-feira (18/1)
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n, Prado Velho)
Inscrições: o evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Outras informações no site.

Fonte: Ag Curitiba